Como Vencer a Dúvida, o Medo e o Desânimo

Orei a Deus por uma palavra que pudesse pregar num culto de domingo a noite na igreja, e o Senhor falou comigo sobre três inimigos que todos nós enfrentamos diariamente e precisamos vencer. Peguei esta pregação e transformei neste estudo para você leitor(a) que precisa vencer as dúvidas, o medo e o desânimo, Deus vai falar contigo. 

A FÉ EM DEUS

A fé é o firme fundamento da nossa vida cristã, sem ela é impossível agradar a Deus (Heb.11.6), sem fé não há como alcançar a salvação. A fé cristã não é apenas a crença de que Deus existe, pois como diz Tiago (2.19) até os demônios creem nisso, a fé que agrada a Deus é a total confiança Nele em tudo aquilo o que Ele diz em Sua palavra.

A confiança em Deus tem valor e tem recompensa (Heb. 10.35). Essa confiança perde o seu valor quando é abandonada, e ela é abandonada quando a fé não tem perseverança.

“Não abandoneis, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.
Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Hebreus 10:35,36

FÉ E PERSEVERANÇA

A fé não é suficiente, é preciso perseverança, pois assim como a fé está para o fogo assim a perseverança está para o combustível que mantem este fogo aceso.

Jesus disse em Mateus 24.13 que “aqueles que perseverarem até o fim estes serão salvos” em Hebreus 10.36, o Espirito Santo nos fala que mesmo ao fazer a vontade de Deus é necessário perseverança pois sem ela não alcançamos as promessas de Deus.

Ter fé e não perseverar é o mesmo que iniciar uma jornada e não terminar, fé sem perseverança é o mesmo que ter muito ânimo no inicio de um projeto e desanimar e desistir no meio, é como incendiar a palha, o fogo queima rápido, alto e logo apaga. A dúvida, o medo e desânimo nos faz desistir, parar ou retroceder.

Em nossa caminhada de Fé temos muitos inimigos, estes vilões da fé que tentarão fazer de tudo para que percamos, para que abandonemos a fé ou simplesmente desistamos daquilo que acreditamos. Destes maiores inimigos temos a dúvida, o medo e o desânimo, e estes três trabalham juntos.

Quem nunca duvidou? Quem nunca teve medo? Quem nunca desanimou? Todos nós passamos e sentimos isso tudo.

Como vencer a dúvida?

Todos nós já sentimos tudo isso, eles atacam a todos nós, não há como impedir de sentirmos dúvidas, medo ou desânimo, mas há como saber reagir a eles, há como impedir que eles nos vençam.

Quando Pedro estava andando sobre as águas (Mat. 14.30,31) olhando firmemente para Jesus obedecendo a sua ordem, ele caminhava com segurança, mas quando ele começou a reparar a força do vento e o tamanho das ondas então começou a duvidar e teve medo, e ao duvidar começou a submergir, afundou não porque estava sobre as aguas, mas porque sua fé foi minada pela dúvida, se desesperou porque o medo o paralisou, mas ao clamar por Jesus mesmo afundando por causa da dúvida, Jesus o resgatou, o levantou e lhe disse: porque duvidaste homem de pequena fé?

“Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” Mateus 14:29-31

Existem vários tipos de dúvidas, a dúvida de escolher que roupa comprar ou vestir, a dúvida de escolher a resposta certa na hora de uma prova, a dúvida na hora de decidir o que vai comer num restaurante, enfim, mas não são estas as dúvidas que é inimiga da fé e sim as dúvidas referentes as promessas de Deus. Pedro duvidou do que Jesus disse, e afundou, assim como Eva duvidou do que Deus disse e comeu do fruto proibido.

Como vencer a dúvida? A dúvida é uma mentira de satanás e se vence ela com a palavra de Deus, com a fé no que Deus nos prometeu. A dúvida pode vir, e virá, mas você pode vencê-la com a fé na palavra de Deus, duvide da dúvida! Deus não vai cumprir o que prometeu?

Como Vencer o Medo?

Veja que Pedro apenas sentiu medo por sua situação depois que passou a duvidar, porque a dúvida é a porta de entrada do medo. O medo por sua vez nos paralisa, ele nos causa desespero. Pedro esqueceu até que sabia nadar.

O medo também tomou conta dos discípulos certa vez que eles estavam num barco com Jesus, foi quando começou uma grande tempestade e desesperados pensando que iriam morrer, acordaram a Jesus e ainda por cima o acusaram de não se importar com o que estava acontecendo. Jesus então repreendeu a tempestade e perguntou “onde está a fé de vocês?” A fé deles tinha sido neutralizada por causa do medo. Jesus estava no barco com eles, o barco não podia afundar.

“Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.” Mateus 8:26

Agora vou falar de outra situação, de Jairo, que foi buscar a Jesus para ir até sua casa para curar sua filha que estava doente e morrendo, o maior medo de Jairo e de qualquer pai nesta situação é que sua filha morresse. Quando estava quase chegando à casa junto com Jesus recebeu a noticia por um mensageiro dizendo: “Sua filha já está morta, não incomodes o Mestre” ou seja tipo “sua filha já morreu agora já era”, “se conforme”, ao que Jesus de imediato disse: “Não tenha medo, apenas creia”.

A fé de Jairo não podia ser contaminada pelo medo, Jesus sabia o porquê estava indo para lá, Jairo não sabia que tinha buscado a Jesus para ressuscitar sua filha, mas Jesus é Deus, Ele sabia disso.

Muita das vezes o medo vem porque não sabemos exatamente o que vai acontecer e como vai acontecer, o medo vem porque aquilo que esperávamos que não acontecesse acaba acontecendo, mas assim como Jairo devemos combater o medo, crendo em Jesus, sabendo que embora não entendemos o que está acontecendo, como Jairo sabemos apenas que Jesus está conosco e isso é o suficiente, porque Ele sabe o que faz, temos que crer somente.

Para vencer o medo é preciso enfrentá-lo, Jairo enfrentou o medo, ele perseverou em confiar em Cristo, ele entrou em casa que já estava no meio de um velório, ele viu sua filha morta, mas confiou em Jesus e no que Ele dizia: “Ela está dormindo” e o Filho de Deus fez o milagre acontecer, a menina ressuscitou, aleluia.

O medo vem para todos, cabe a nós o enfrentarmos, quem não enfrenta os seus próprios medos sempre será dominado e vencido por ele.

Como vencer o desânimo?

Outro inimigo da fé é o desânimo, o desânimo é a falta de ânimo para fazer algo, um sentimento de pesar, de desistência ocasionada por algum infortúnio, algum evento ou a falta de um evento, uma longa espera, ou até mesmo o medo do que virá pela frente. O medo também é uma porta aberta para o desânimo.

O desânimo nos faz desistir, parar, entregar os pontos, voltar atrás, retroceder…

O desânimo nos faz pensar em derrota, nos faz falar em derrota e nos faz ser um instrumento de derrota na vida de outros. O desânimo também é uma porta aberta para a depressão.

Não podemos ter fé num dia e no outro estar desanimados, não podemos crer num dia e no outro não crer, a nossa fé tem que ter perseverança. O desânimo vem para todos nós, cabe a nós lutarmos contra ele deixando de olhar para os problemas e olhar para o autor e consumador de nossa fé: Jesus (Heb. 12,2).

Quando Moisés morreu Josué (capitulo 1) ficou desanimado, lembra que disse que estes três inimigos da fé trabalham juntos? Ao desanimar, Josué passou a ter medo da tarefa que tinha pela frente, ele tinha que substituir Moisés liderando o povo para conquistar a Terra prometida, por isso Deus disse: “Sê forte e corajoso”. A bíblia diz: “diga o fraco eu sou forte” (Joel 3.10).

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”  Josué 1:9

Todos nós estamos sujeitos a infortúnios na vida, da perda de emprego, da perda de um ente querido, de ter um prejuízo financeiro, de perder o namorado (a), marido, esposa etc, o dia mal vem para todos, mas o apostolo Paulo nos ensina pelo Espirito Santo em Efésios (6.10) que devemos nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder para podermos estarmos firmes no dia mau.

Amado (a) seja forte, não deixe a dúvida, desânimo ou medo te vencer, se levante Deus é contigo, como Ele disse que era com Josué, Ele está contigo, Jesus está contigo como estava com Jairo, Ele prometeu que estaria com sua igreja até a consumação dos séculos (Mat. 28.20) e se você estiver afundando seja por causa de dúvidas ou mesmo por teus erros ou  medos, clame a Jesus e Ele te salvará assim como Ele salvou o duvidoso Pedro.

Tenha fé, seja perseverante e vença todos os dias, pois você não está sozinho nesta caminhada. Deus está contigo e Ele é bom o tempo todo!

Gostou? Conhece alguém que precisa de uma palavra? Compartilhe!

Sugestão <clique>:

> Quer aprender a pregar? Baixe grátis o Guia Prático para Elaborar Sermões

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On YoutubeVisit Us On Facebook