Como Vencer a Dúvida, o Medo e o Desânimo
Orei a Deus por uma palavra que pudesse pregar num culto de domingo a noite na igreja, e o Senhor falou comigo sobre três inimigos que todos nós enfrentamos diariamente e precisamos vencer. Peguei esta pregação e transformei neste estudo para você leitor(a) que precisa vencer as dúvidas, o medo e o desânimo, Deus vai falar contigo.
A FÉ EM DEUS
A fé é o firme fundamento da nossa vida cristã, sem ela é impossível agradar a Deus (Heb.11.6), sem fé não há como alcançar a salvação. A fé cristã não é apenas a crença de que Deus existe, pois como diz Tiago (2.19) até os demônios creem nisso, a fé que agrada a Deus é a total confiança Nele em tudo aquilo o que Ele diz em Sua palavra.
A confiança em Deus tem valor e tem recompensa (Heb. 10.35). Essa confiança perde o seu valor quando é abandonada, e ela é abandonada quando a fé não tem perseverança.
“Não abandoneis, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.
Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Hebreus 10:35,36
FÉ E PERSEVERANÇA
A fé não é suficiente, é preciso perseverança, pois assim como a fé está para o fogo assim a perseverança está para o combustível que mantem este fogo aceso.
Jesus disse em Mateus 24.13 que “aqueles que perseverarem até o fim estes serão salvos” em Hebreus 10.36, o Espirito Santo nos fala que mesmo ao fazer a vontade de Deus é necessário perseverança pois sem ela não alcançamos as promessas de Deus.
Ter fé e não perseverar é o mesmo que iniciar uma jornada e não terminar, fé sem perseverança é o mesmo que ter muito ânimo no inicio de um projeto e desanimar e desistir no meio, é como incendiar a palha, o fogo queima rápido, alto e logo apaga. A dúvida, o medo e desânimo nos faz desistir, parar ou retroceder.
Em nossa caminhada de Fé temos muitos inimigos, estes vilões da fé que tentarão fazer de tudo para que percamos, para que abandonemos a fé ou simplesmente desistamos daquilo que acreditamos. Destes maiores inimigos temos a dúvida, o medo e o desânimo, e estes três trabalham juntos.
Quem nunca duvidou? Quem nunca teve medo? Quem nunca desanimou? Todos nós passamos e sentimos isso tudo.
Como vencer a dúvida?
Todos nós já sentimos tudo isso, eles atacam a todos nós, não há como impedir de sentirmos dúvidas, medo ou desânimo, mas há como saber reagir a eles, há como impedir que eles nos vençam.
Quando Pedro estava andando sobre as águas (Mat. 14.30,31) olhando firmemente para Jesus obedecendo a sua ordem, ele caminhava com segurança, mas quando ele começou a reparar a força do vento e o tamanho das ondas então começou a duvidar e teve medo, e ao duvidar começou a submergir, afundou não porque estava sobre as aguas, mas porque sua fé foi minada pela dúvida, se desesperou porque o medo o paralisou, mas ao clamar por Jesus mesmo afundando por causa da dúvida, Jesus o resgatou, o levantou e lhe disse: porque duvidaste homem de pequena fé?
“Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” Mateus 14:29-31
Existem vários tipos de dúvidas, a dúvida de escolher que roupa comprar ou vestir, a dúvida de escolher a resposta certa na hora de uma prova, a dúvida na hora de decidir o que vai comer num restaurante, enfim, mas não são estas as dúvidas que é inimiga da fé e sim as dúvidas referentes as promessas de Deus. Pedro duvidou do que Jesus disse, e afundou, assim como Eva duvidou do que Deus disse e comeu do fruto proibido.
Como vencer a dúvida? A dúvida é uma mentira de satanás e se vence ela com a palavra de Deus, com a fé no que Deus nos prometeu. A dúvida pode vir, e virá, mas você pode vencê-la com a fé na palavra de Deus, duvide da dúvida! Deus não vai cumprir o que prometeu?
Como Vencer o Medo?
Veja que Pedro apenas sentiu medo por sua situação depois que passou a duvidar, porque a dúvida é a porta de entrada do medo. O medo por sua vez nos paralisa, ele nos causa desespero. Pedro esqueceu até que sabia nadar.
O medo também tomou conta dos discípulos certa vez que eles estavam num barco com Jesus, foi quando começou uma grande tempestade e desesperados pensando que iriam morrer, acordaram a Jesus e ainda por cima o acusaram de não se importar com o que estava acontecendo. Jesus então repreendeu a tempestade e perguntou “onde está a fé de vocês?” A fé deles tinha sido neutralizada por causa do medo. Jesus estava no barco com eles, o barco não podia afundar.
“Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.” Mateus 8:26
Agora vou falar de outra situação, de Jairo, que foi buscar a Jesus para ir até sua casa para curar sua filha que estava doente e morrendo, o maior medo de Jairo e de qualquer pai nesta situação é que sua filha morresse. Quando estava quase chegando à casa junto com Jesus recebeu a noticia por um mensageiro dizendo: “Sua filha já está morta, não incomodes o Mestre” ou seja tipo “sua filha já morreu agora já era”, “se conforme”, ao que Jesus de imediato disse: “Não tenha medo, apenas creia”.
A fé de Jairo não podia ser contaminada pelo medo, Jesus sabia o porquê estava indo para lá, Jairo não sabia que tinha buscado a Jesus para ressuscitar sua filha, mas Jesus é Deus, Ele sabia disso.
Muita das vezes o medo vem porque não sabemos exatamente o que vai acontecer e como vai acontecer, o medo vem porque aquilo que esperávamos que não acontecesse acaba acontecendo, mas assim como Jairo devemos combater o medo, crendo em Jesus, sabendo que embora não entendemos o que está acontecendo, como Jairo sabemos apenas que Jesus está conosco e isso é o suficiente, porque Ele sabe o que faz, temos que crer somente.
Para vencer o medo é preciso enfrentá-lo, Jairo enfrentou o medo, ele perseverou em confiar em Cristo, ele entrou em casa que já estava no meio de um velório, ele viu sua filha morta, mas confiou em Jesus e no que Ele dizia: “Ela está dormindo” e o Filho de Deus fez o milagre acontecer, a menina ressuscitou, aleluia.
O medo vem para todos, cabe a nós o enfrentarmos, quem não enfrenta os seus próprios medos sempre será dominado e vencido por ele.
Como vencer o desânimo?
Outro inimigo da fé é o desânimo, o desânimo é a falta de ânimo para fazer algo, um sentimento de pesar, de desistência ocasionada por algum infortúnio, algum evento ou a falta de um evento, uma longa espera, ou até mesmo o medo do que virá pela frente. O medo também é uma porta aberta para o desânimo.
O desânimo nos faz desistir, parar, entregar os pontos, voltar atrás, retroceder…
O desânimo nos faz pensar em derrota, nos faz falar em derrota e nos faz ser um instrumento de derrota na vida de outros. O desânimo também é uma porta aberta para a depressão.
Não podemos ter fé num dia e no outro estar desanimados, não podemos crer num dia e no outro não crer, a nossa fé tem que ter perseverança. O desânimo vem para todos nós, cabe a nós lutarmos contra ele deixando de olhar para os problemas e olhar para o autor e consumador de nossa fé: Jesus (Heb. 12,2).
Quando Moisés morreu Josué (capitulo 1) ficou desanimado, lembra que disse que estes três inimigos da fé trabalham juntos? Ao desanimar, Josué passou a ter medo da tarefa que tinha pela frente, ele tinha que substituir Moisés liderando o povo para conquistar a Terra prometida, por isso Deus disse: “Sê forte e corajoso”. A bíblia diz: “diga o fraco eu sou forte” (Joel 3.10).
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9
Todos nós estamos sujeitos a infortúnios na vida, da perda de emprego, da perda de um ente querido, de ter um prejuízo financeiro, de perder o namorado (a), marido, esposa etc, o dia mal vem para todos, mas o apostolo Paulo nos ensina pelo Espirito Santo em Efésios (6.10) que devemos nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder para podermos estarmos firmes no dia mau.
Amado (a) seja forte, não deixe a dúvida, desânimo ou medo te vencer, se levante Deus é contigo, como Ele disse que era com Josué, Ele está contigo, Jesus está contigo como estava com Jairo, Ele prometeu que estaria com sua igreja até a consumação dos séculos (Mat. 28.20) e se você estiver afundando seja por causa de dúvidas ou mesmo por teus erros ou medos, clame a Jesus e Ele te salvará assim como Ele salvou o duvidoso Pedro.
Tenha fé, seja perseverante e vença todos os dias, pois você não está sozinho nesta caminhada. Deus está contigo e Ele é bom o tempo todo!
Gostou? Conhece alguém que precisa de uma palavra? Compartilhe!
Sugestão <clique>:
> Quer aprender a pregar? Baixe grátis o Guia Prático para Elaborar Sermões