Ande a Segunda Milha e Vá Além das Expectativas

A LEI DO SENHOR É PERFEITA

Texto principal do estudo: Mateus 5.38-42

A lei do Senhor é perfeita (Salmo 19.7), e foi criada por Deus para que houvesse ordem no meio do caos que os seres humanos haviam gerado. Mas o homem quando distante de Deus sempre distorce seus mandamentos.

A lei de Deus como a que Jesus se referiu, “olho por olho” foi determinada por Deus para evitar os excessos na hora da punição, e os judeus distorciam a lei, isolavam esta palavra, para que mal interpretada pudesse justificar seus atos de ressentimentos e de vingança contra seus inimigos, ou quem fosse que tenham lhe causado dano.

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.” Mateus 5:38-41

TEXTO FORA DE CONTEXTO…

Assim muitos acusam a Bíblia de contradições, dizendo que parece que a Bíblia apresenta um tipo de Deus no antigo testamento e outro no novo, porque não entendem o contexto, e fazem uma má interpretação das Escrituras, focando apenas numa palavra, versículo ou capitulo sem interpretar todo o contexto.

metodo-como-ler-a-biblia-e-entender

Isolar uma palavra ou um versículo de todo o contexto é perigoso, pois se pode entender algo bem diferente do que a bíblia possa estar dizendo, inclusive, isso fere as regras de interpretação da hermenêutica. Porem não focarei aqui a parte técnica da hermenêutica, mas sim o texto bíblico razão deste estudo.

O mesmo acontecia na época de Jesus, os fariseus distorciam a lei, isolavam este trecho da lei “olho por olho, dente por dente” para justificar a injustiça das “próprias mãos” praticada por eles.  

Quando Jesus disse em “oferecer a outra face” Ele não estava sendo literal, não estava se referindo a agressão física, pois se assim fosse, no mesmo discurso, um pouco antes no versículo 29, teríamos que acreditar que Ele nos manda arrancar os próprio olhos, mãos e pés, o que nos deixaria a todos sem olhos, sem pés e mãos!

NÃO CEDA AS PROVOCAÇÕES

Homens não se agridem com tapas, mas com socos, a tapa na face na época de Jesus, era uma provocação, uma maneira de chamar alguém para um desafio de morte, uma briga, uma guerra etc. E Jesus nos ensina aqui para que não cedamos às provocações, para não darmos lugar à vingança, pois esta pertence a Deus.

Amado (a), não ceda às provações, as irritações e a tudo aquilo que acontece ou te fazem para te tirar do espírito e te fazer agir na carne! Seguir a Jesus requer sermos diferente deste mundo, significa ir além.

Jesus nos ensina a não pagarmos na mesma moeda, para não alimentarmos o circulo vicioso do ressentimento, da magoa, do ódio e da vingança. Ele não está nos impedindo de nos defendermos, mas sim de deixar a vingança nas mãos de Deus pagando o mal com o bem, como diz em Romanos 12. 17-18.

“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos.” Romanos 12:17,18

No antigo testamento, na época da lei a palavra de Deus já dizia: “Não diga: Farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez.” Provérbios 24:29

Por isso Jesus nos ensina a amar até os inimigos, porque amar somente quem nos ama, todos o fazem, mas amar aos que não nos ama é que nos faz diferentes deste mundo e nos torna semelhante a Ele (Mateus 5.44-46).

VÁ ALÉM DAS EXPECTATIVAS

Quando Jesus disse no versículo 41 a andar a segunda milha, Jesus nos ensina a ir além das expectativas, porque no tempo do império romano, havia uma lei que dava o direito a todo oficial romano a obrigar a qualquer cidadão a carregar o peso que fosse durante 1 milha (1 km e 600 mt).

Como os judeus reclamavam dos romanos e tinham ressentimentos por eles… Jesus então dizia que isso era lei e andar uma milha era o esperado, portanto andar a segunda milha era ir além das expectativas, era fazer o que ninguém esperava, era fazer mais, o melhor.

Jesus também nos ensina em Lucas 17.10, que se fazemos apenas o que nos é mandado somos servos inúteis.

PLANTE MAIS E COLHA MAIS

Quem anda a segunda milha se destaca no meio da multidão, porque faz mais, sonha mais, abençoa mais, trabalha mais, planta mais, colhe mais, conquista mais…

O mundo cobra dos cristãos uma luz, uma retidão, uma diferença. Não podemos nos esquivar das cobranças, mas sim fazer mais do que esperam de nós, seja como funcionário de uma empresa, chefe, pai, mãe, irmão(ã), filho(a), professor, aluno, membro de uma igreja, líder de um ministério, obreiro(a), diácono(a), pastor, etc.

Não encare a segunda milha como um fardo pesado a carregar, mas sim como uma grande oportunidade para fazer o melhor e ser o melhor, ser a luz, se destacar para a gloria de Deus, para testemunhar o poder e o amor do Deus que te salvou.

Em qual área da sua vida você precisa ir além? E o que você pode fazer para andar a segunda milha? Vá além das expectativas, faça mais do que esperam de você, o inesperado, e alcance o que ninguém espera.

Gostou? Compartilhe.. 😉 

Veja também o video da pregação que deu origem ao estudo clique aqui

SUGESTÃO DE LEITURA <escolha e clique>:

– Baixe grátis o ebook: 8 Motivos para Mudar Sua Vida.

Baixe grátis a Bíblia de Estudo de Genebra.

SUGESTÃO DE CURSOS <clique e conheça>:

> Formação de Professores para Ministério Infantil

> Curso Para Professores da Escola Dominical

> Curso livre de Bacharel em Teologia à distância

> Kit – Pregador Completo! Aprenda como preparar sermões

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On Youtube