Olhar com Maus Olhos – O que significa Biblicamente

Se ouve muitos pastores ou lideres religiosos usar esta frase “Não olhe com maus olhos” quando alguém reprova as atitudes de um líder ou discorda de suas doutrinas, mas será que Jesus realmente quis dizer isso no sermão da montanha?

Será que reprovar as atitudes de um lider por estar contrario a palavra de Deus ou por ensinar aquilo que não é bíblico é olhar o mesmo com maus olhos?

Quando certos lideres se referem aos “maus olhos” estão isolando uma palavra e o versículo do seu contexto, e a  pratica de se isolar um versículo para forçar uma interpretação de uma doutrina que não existe na bíblia, deixando de lado todas as regras de hermenêutica e exegese, é a estratégia mais usada para se ensinar heresias. 

Bem, as falsas doutrinas são sempre assim, baseadas em versículos ou textos soltos, isolados, que não resistem à concordância de toda a Bíblia, por isso é muito importante ler e saber o que está antes e depois do versículo em questão, saber qual a mensagem central do capitulo etc, vamos analisar então:

O QUE É OLHAR COM MAUS OLHOS?

Este versículo em Mateus parece destoar no Sermão da Montanha, com pouca conexão com o que se passa antes e depois: 

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mateus 6:22-23

Antes dele: o conhecido ditado sobre não acumular tesouros na terra:

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6:19-21

Depois dele: o familiar também, falando sobre não servir a Deus e o dinheiro:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mateus 6:24

Portanto, as palavras antes e depois Mateus 6:22-23 lidam com o tesouro ou dinheiro. Na verdade, o primeiro poderia fluir muito bem no segundo se simplesmente deixado de fora a intervenção dos versos 22-23. A essência seria “Entesourar Deus no céu, não o dinheiro na terra… Porque não se pode servir a dois senhores, Deus e o dinheiro.” Então, por que Jesus liga estas duas palavras sobre o dinheiro e Deus com uma frase sobre o olho bom e o olho mal?”

A chave é encontrada em Mateus 20:15. Jesus tinha acabado de contar a parábola dos trabalhadores na vinha. Alguns deles tinham acordado para trabalhar 12 horas por um denário. Alguns contratados às 9 horas. Outros mais tarde. Por último, alguns foram contratados às 17 horas. Quando o dia terminou às 18 horas, pagou a todos os trabalhadores a mesma quantia, um denário. Em outras palavras, ele foi abundantemente generoso para aqueles que trabalharam apenas uma hora, e ele pagou o montante combinado para aqueles que trabalharam doze horas.

Estudos bíblicos grátis no seu email Clique Aqui

Aqueles que trabalharam o dia todo, “murmuravam contra o dono da casa.” (Mateus 20:11). Eles estavam furiosos que aqueles que trabalharam tão pouco foram pagos tanto. Então o senhor usou uma frase sobre o “olho mau”, que é mesma usada em Mateus 6:23. Ele disse: “Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?” (Mateus 20:15).

Infelizmente aquela última é uma paráfrase total, não uma tradução. “Ou você está com inveja de minha generosidade” é uma paráfrase muito livre de “Ou o seu olho é mau porque eu sou bom (ἐὰν δὲ ὁ ὀφθαλμός σου πονηρὸς ᾖ, ὅλον τὸ σῶμά σου σκοτεινὸν ἔσται. εἰ οὖν τὸ φῶς τὸ ἐν σοὶ σκότος ἐστίν, τὸ σκότος πόσον – ëho ophthalmos sou ponëros estin hoti egö agathos eimi?) O “olho mau” aqui é um paralelo do “olho mau” em Mateus 6:23.

O OLHO MAL

O que se refere o olho mal em Mateus 20:15? Refere-se a um olho que não pode ver a beleza da graça. Ele não pode ver o brilho de generosidade. Ele não pode ver bênção inesperada para os outros como um tesouro precioso. É um olho que é cego para o que é verdadeiramente belo e brilhante e precioso e divino. É um dos olhos do mundo. Ele vê o dinheiro e recompensa material como mais desejável do que uma bela exibição da livre, graciosa, generosidade Divina.

Isso é exatamente o que o olho mal significa no capítulo seis do Sermão da Montanha. E que dá significado nos versos 22-23 uma adequação perfeita entre um texto do verdadeiro tesouro (vs. 19-21) e a necessidade de escolher entre o domínio de Deus e do domínio do dinheiro (v. 24).

Assim, o fluxo do pensamento iria assim: “Não acumulem tesouros na terra, mas ajuntai tesouros no céu”. Mostre que seu coração é fixado no valor que Deus é para você em Cristo. Verifique se o seu olho é bom, não é mau.

Isto é, certifique-se de ver o tesouro celestial como infinitamente mais precioso que o tesouro material. Quando o olho vê as coisas desta maneira, você está cheio de luz. E se você não vê as coisas desta maneira, mesmo a luz que você acha que vê (o brilho, a carne, a pele e o músculo do mundo) é tudo escuridão. Você é um sonâmbulo na vida. Você está servindo o dinheiro como um escravo, mesmo sem conhecê-lo, porque ele tem te embalado para dormir. Muito melhor é deixar-se influenciar pela verdade, o valor infinito de Deus.

A HERESIA QUE BLINDA OS MAUS ATOS

Mas não é isso que é ensinado não é verdade? O que nós vemos na pratica é a utilização, nem de um verso, mas de uma frase criada no isolamento de um versículo “olhar com maus olhos” para fazer uma blindagem  a uma liderança religiosa que não quer ser questionada quanto aos seus maus atos. Uma heresia para blindar lideres.

Se a liderança de uma igreja é a favor do aborto, da bebida alcoólica, da pornografia na TV, da corrupção na política, do enriquecimento ilícito deles mesmos ou qualquer coisa que vá contra a Bíblia, e se você como membro dela quiser questionar você ouvirá: “Você está com maus olhos na obra de Deus” ou “você está olhando com maus olhos a um servo de Deus”, ou seja, com isso estes lideres querem dizer que você que está errado e em pecado ao fazer tal questionamento e não eles.

É uma forma de manipular com o medo, de controlar com o medo, pois se você acreditar que pode estar com maus olhos sobre um pastor ou bispo ou liderança de uma igreja pelo fato de questionar o que estão fazendo por ser contrário a vontade de Deus, então você é dominado pelo medo de questionar, você passa a aceitar tudo o que eles fazem, porque você não quer ter maus olhos, você não quer ter o seu corpo em trevas, e é isso o que eles querem que aconteça.

Se você é dizimista e ofertante, você tem todo direito de saber e reclamar quando a igreja utiliza suas doações de forma errada, se o seu pastor ensina algo adicionando ou subtraindo o que está na Biblia você tem todo direito e dever de reprovar pois ninguém está acima das Escrituras Sagradas. Leia o que disse o apostolo Paulo a respeito:

Não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; Efésios 5:11

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.Gálatas 1:8

Os versículos em questão (Mt. 6.22) que faz parte do sermão da montanha de nosso Senhor Jesus não ensina isso que certos pastores pregam, não significa isso, mas é usado distorcidamente e isoladamente do contexto para criar uma heresia dentro da igreja, para que os que dela fazem parte tenham medo de questionar aos seus lideres e assim eles tenham liberdade para fazerem o que quiserem se colocando acima da própria palavra de Deus.

Porem ninguém está acima da palavra de Deus, não existe líder que não pode ser questionado, aqueles que fogem dos questionamentos é porque na verdade são cientes que estão no erro e distorcendo os ensinos de Cristo para impor os seus próprios ensinos.

Os lideres que são verdadeiramente homens de Deus não tem medo de serem questionados ou provados, pois se estão andando de acordo com a palavra de Deus não tem o que temer.

Por tanto amado (a) leitor (a), tenha cuidado sim, quando você é emocionalmente atraído mais por coisas materiais do que por Cristo, isso sim é olhar com maus olhos, ore para que Deus lhe dê um olho bom e desperte-o da cegueira do “olho mau” que é a cobiça e avareza, mas quanto ao lideres eclesiásticos, compare suas pregações e atitudes com a palavra de Deus, ela é nossa regra de fé e não o que os homens inventam como doutrina, então questione, pergunte e examine sempre a Bíblia como faziam os bereianos em Atos dos apóstolos, e que seja a palavra de Deus a rocha em que sua vida esteja alicerçada e não nas palavras dos homens.

Fonte consultada: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2010/02/john-piper-o-que-sao-os-olhos-maus-em-mateus-623/

SUGESTÕES DE LEITURA:

> Leia o artigo Judaização da igreja: Mover do Espirito ou Heresia?

> Leia o artigo do verdadeiro significado do Lava Pés – Refrigério para a alma

> Baixe Grátis a Bíblia de Genebra

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On Youtube