VIVER PARA GLÓRIA DE DEUS

O Senhor me deu uma palavra que considerei muito especial, preguei no ultimo culto de domingo pela manhã (02/09/2019): Como viver para Gloria de Deus. E a pedido dos irmãos resolvi tira-la do esboço e compartilhá-la, abaixo então compartilho esta mensagem em forma de estudo bíblico.

Fomos criados para vivermos para glória de Deus, mas como viver de fato para glória de Deus? Disso se trata este artigo, boa leitura!

VIVER PARA GLÓRIA DE DEUS

O Deus Todo Poderoso criou todas as coisas para a sua glória. Toda sua criação foi feita para o seu louvor. Como está escrito em Romanos 11.36, tudo foi feito Dele, por meio Dele e para Ele. Tudo que existe é para sua glória.

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36)

O planetas quando giram em suas órbitas e as estrelas quando brilham glorificam a Deus, os peixes quando nadam glorificam a Deus, os pássaros quando voam glorificam a Deus. A grandeza do universo glorifica a Deus, os céus declaram a sua glória como diz em Salmos 19.1. 

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito” (João 1.3).

 Toda a criação glorifica a Deus, somente a terça parte dos anjos e a humanidade decidiram não viver para sua glória, e o resultado disso foi o sofrimento, calamidade e maldição. 

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (I Co 10.31)

Os anjos que se rebelaram foram expulsos do céu, mesmo assim no final de tudo servirão para Sua glória. Nada escapa do controle de Deus!

A humanidade por sua vez caída decidiu mudar a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do ao Criador (Romanos 1.25). 

O mundo é inimigo de Deus, o mundo não glorifica a Deus, o mundo não reconhece a Deus como Criador e não o honra como tal. Para não reconhecer Deus como o criador, o mundo acredita em teorias absurdas como da evolução, que o homem veio do macaco, que tudo veio de uma “sopa cósmica”, tudo obra do acaso, etc. 

Quando o homem mundano olha a beleza de uma floresta ou de uma paisagem diz “olha que belo trabalho da mãe natureza”, inventaram uma entidade para não honrar ao seu criador. A mãe natureza é uma entidade criada pelo homem inspirado por satanás para que não dê a Deus a sua devida glória. 

O mundo acredita em fadas, duendes, gnomos, seres alienígenas e tudo quanto é tipo de teorias, mitos e lendas absurdas mas não acredita no Deus Criador de todas as coisas. A humanidade caída prefere acreditar em mitos do que dar ouvidos a verdade da Palavra de Deus. 

“Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” 2 Timóteo 4.4 (Bíblia King James Atualizada)

No entanto, o Eterno Criador nos amou tanto que enviou seu Filho Jesus que para Sua glória, pagou um alto preço para nos resgatar e nos salvar, nos tornando livres para adora-lo novamente, pois para isso fomos feitos.

Os anjos e a humanidade também foram feitos para sua glória, logo, esse deve ser o objetivo supremo da humanidade. Mostrar a glória de Deus através de nossa vida é o objetivo principal do nosso viver. Deve ser! 

Jesus disse ao Pai:

Eu te glorifiquei na terra, fazendo tudo que me mandastes fazer.” (João 17.4)

A vida de Jesus foi para glorificar a Deus e como a Bíblia diz devemos ser semelhantes a Cristo (Romanos 8.29), mas um motivo para nossa vida servir para gloria de Deus.

Então devemos perguntar a nós mesmos:

Vivemos para gloria de Deus ou para nossa gloria?

Deixamos Deus nos usar ou sempre procuramos usar a Deus?

O foco da nossa vida é satisfazer as nossas necessidades ou glorificar a Deus? 

COMO VIVER PARA GLORIA DE DEUS?

 Mas então como viver para glória de Deus? Como viver para Deus, para sua glória?

O Eterno Criador nos deixou registrada Sua vontade nas Escrituras, fomos “fabricados” por Ele e a Bíblia é nosso manual de fábrica. Não fomos feitos como outras criaturas, na verdade o ser humano é a coroa da criação de Deus (confira nos Salmos 8), e como tal temos nosso manual de instruções que nos dizem exatamente como proceder.

Existem diversas atitudes bíblicas que podemos observar e praticar para vivermos para glória de Deus, porém separei apenas 5, vamos lá? 

5 ATITUDES PARA VIVERMOS PARA GLÓRIA DE DEUS 

1-TER PRAZER NELE 

“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” Salmos 37:4-11 ARA

Quantas vezes eu já ouvi pregadores interpretarem este verso erroneamente dizendo que devemos agradar a Deus para que Ele satisfaça nossos desejos, como se Deus nos desse algo por merecimento. As bençãos de Deus é pela sua graça e não por méritos, se tivéssemos de receber alguma benção de Deus por merecimento não receberíamos, nada, a começar pela salvação, somos salvos pela graça. 

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

 Na verdade o que diz neste verso, coincide com o restante da Bíblia, devemos nos agradar de Deus, ter prazer Nele. Lembra quando você se sente bem e acha agradável estar na companhia de quem você ama? Você se sente bem em estar com esta pessoa, não pelo que ela pode fazer por você mas pelo que ela é. Isso é amor! 

Amar a Deus é o cumprimento do primeiro mandamento! Assim nós glorificamos a Deus quando nos agradamos Dele pelo que Ele é e não pelo que Ele pode fazer. Glorifique a Deus tendo prazer Nele.

2-USAR NOSSA LÍNGUA PARA ABENÇOAR

 “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, porém com ela amaldiçoamos nossos semelhantes, criados à imagem de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus queridos irmãos, isso não está certo! Acaso pode, uma mesma fonte, jorrar água potável e água salobre? Ora, meus irmãos, é possível que uma figueira produza azeitonas ou uma videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode jorrar água doce. Cultivemos a sabedoria dos céus” Tiago 3.9-12

Podemos glorificar a Deus com nossa língua, quando a usamos para abençoar o próximo, quando a usamos para edificar. Tiago diz o quão controverso é usar a boca para glorificar a Deus e ao mesmo tempo usar a mesma para dizer palavras torpes ou de maldição. 

Isso pode se referir o fato de darmos glorias a Deus nos louvores, na igreja, ou em alguns momentos e nos momentos cotidianos principalmente de crise praguejarmos, amaldiçoarmos ou até mesmo falar palavrões. Isso também significa amar a Deus com a boca e ter o corações longe. 

Glorifique a Deus com sua língua, use sempre palavras de benção e não de maldição seja qual for as circunstancias. 

3-CUIDAR BEM DO PRÓPRIO CORPO

“Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos? Pois fostes comprados por alto preço; portanto, glorificai a Deus no vosso próprio corpo.”  1 Corintios 6.19-20

O nosso corpo pertence a Cristo, fomos comprados pelo sangue, nosso corpo não nos pertence mais e sim a Ele, por tanto, o mal que fazemos ao nosso corpo fazemos para Deus.

Quando cuidamos da nossa saúde, do nosso próprio corpo, estamos glorificando a Deus, pois Ele nos criou para vivermos para sua gloria e não para destruirmos a nós mesmos. Quando submetemos nosso corpo e alma aos vícios, quando deixamos que nosso corpo seja escravo do pecado, estamos vivendo para o pecado e não para Deus. 

Uma pessoa que almeja viver para gloria de Deus não pode comer comidas ou ingerir bebidas que fazem mal a sua saúde, e nisso está incluído diversos pecados como prostituição, adultério, fornicação etc.

Cuide bem de seu próprio corpo pois fazendo isso você está glorificando a Deus. 

“Usem o seu corpo inteiro como instrumento para fazer o que é justo, para a glória de Deus.” (Romanos 6.13)

4-FAZER O BEM

“Sendo assim, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé.” Galatas 6.10

Fazer o bem ao próximo é glorificar a Deus, pois o bem ou mal que fazemos ao próximo seja quem for, estamos fazendo para Deus. No capitulo 25 do livro de Mateus Jesus explica muito bem que aquilo fazemos ao próximo estamos fazendo a Ele. 

Fazer o bem é algo natural para aqueles que vivem para Deus, compartilhar as bençãos de Deus para com o próximo é dar glorias para Deus. Amar aos nossos semelhantes é o cumprimento do segundo maior mandamento. 

É impossível uma pessoa que vive para Deus fazer o mal ao próximo, ser maldoso ou perverso com as pessoas, aqueles que o fazem não estão no centro da vontade de Deus. 

Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 1 João 4:20

Não estou falando de fazer o bem para aparecer, pois aqueles que fazem o bem para mostrar que é bom, são falsos, o fazem com interesses, verdadeiros são aqueles que fazem o bem mesmo que ninguém os veja, só Deus.

Quer glorificar a Deus com sua vida? Ame ao próximo com atitudes, faça o bem, pois assim estarás glorificando a Deus, aleluia! 

5-CUIDAR DO NOSSO COMPORTAMENTO

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim…” (Gl 2.20)

Chegamos a atitude mais difícil para o ser humano, controlar o seu “eu”, o seu ego, dominar seu comportamento, mas não impossível. 

Somente aos nascidos de novo isso se torna algo natural, com o tempo, nossas atitudes e comportamento mudam. O apostolo Paulo diz isso em Gálatas, afirmando que sua carne, suas paixões, seu velho ‘eu” está crucificado com Cristo e que agora Cristo vive Nele.

O nosso bom comportamento, o nosso bom testemunho glorifica a Deus, pois as pessoas ao nosso redor verão Cristo em nós. Isto nos fala de caráter, nos fala de bom relacionamento com as pessoas ao nosso redor, seja na escola, faculdade, trabalho, vizinhança ou família. 

Aqueles que glorificam a Deus com sua vida, revelam no seu comportamento a Cristo. Somente a graça transformadora de Jesus Cristo pode nos tornar pessoas melhores, somente a graça de Deus pode nos tornar um pai, mãe, filho(a), irmão(ã), marido, esposa, líder, funcionário, chefe… melhor, somente Deus pode nos transformar num ser humano melhor. 

Quer glorificar a Deus com sua vida? Vigie seu comportamento e relacionamento com as pessoas, você glorifica a Deus com seu testemunho. 

Claro que existem muitas outras atitudes bíblicas que nos faz glorificar a Deus com nossas vidas, porém aí estão algumas delas. Que o Espirito Santo nos lembre sempre de todas estas atitudes para Sua Glória. 

Termino com este versículo: 

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Jeremias 9:23,24

Que possamos de fato e de verdade não viver para nós mesmos e sim para gloria de Deus. Gostou deste estudo? Compartilhe!

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On Youtube