Capelania evangélica pede socorro

O que é Capelania?

Capelania é uma Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII. A Capelania ganhou muita força nestes últimos anos, principalmente no Brasil pelas Lideranças Evangélicas, já que os hospitais, presídios, escolas, universidades e outras instituições vem se preocupando com a qualidade no atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estimulo e entusiasmo.

Capelania evangélica em decadência

A especialização em Capelania é um dos Cursos mais procurados pelas Lideranças Evangélicas do Mundo. Muitos tem procurado o curso de Capelania mas infelizmente poucos são os que de fato desempenham o ministério da Capelania.

Há anos atrás quando fiz meu bacharelado de teologia, fiz um trabalho em grupo sobre missões, e me surpreendi ao descobrir através de pesquisas que os Capelões nos hospitais e presídios estão envelhecendo e não há quem os substituam.

Depois que minha esposa se formou em Capelã e iniciou seu ministério ela comprovou a dura realidade: a capelania evangélica está minguando enquanto a capelania católica tem aumentado significadamente. 

Pelo menos esta é a dura realidade nos hospitais do Rio de Janeiro, muitos evangélicos fazem o curso de capelania mas parece que o fazem somente para terem o título ou a carteira de capelão, pois na verdade a grande maioria não exercem o ministério, uns por motivos particulares outros na maioria por se acomodarem em apenas possuir a carteira de capelão.

Minha esposa com 47 anos constatou ser a capelã evangélica mais jovem no hospital da Marinha Marcílio Dias. Parece que a nova geração de crentes não tem a mesma chama de missões queimando dentro de si como os crentes do passado, o que é lamentável.

A Capelania é um ministério que deve ser valorizado, pois nos hospitais onde as pessoas estão enfermas elas estão com o coração mais quebrantado e receptivo ao evangelho.

Assista o vídeo abaixo:

O capelão

O Capelão é um assistente Religioso e Social. Para isso é necessário o treinamento e capacitação do Capelão para desenvolver suas habilidades dentro das áreas Social e Religiosa com Qualidade.

Há dois tipos de capelão nas instituições: o capelão oficial que é aquele que foi concursado e por isso recebe remuneração da instituição e o capelão voluntário que é aquele que não recebe remuneração mas executa o ministério subordinado ao capelão oficial do hospital. Mas seja qual for a posição a capelania é um ministério que ganha almas e deve ser valorizado.

Por tanto amado (a) leitor, se você tem uma chama que queima dentro de você para missões, não deixe esta chama se apagar, se prepare, se especialize e diga para Deus “eis-me aqui”, pois a “seara é grande e poucos são os trabalhadores“. 

Saiba mais sobre o curso completo de Capelania clique aqui.

Atenção você que é do Rio de Janeiro: De acordo com novas leis, nos hospitais do Rio, não basta você ter o curso de capelania ou a carteira de Capelão para ter acesso aos hospitais, é preciso você ter a aprovação do Capelão oficial do hospital. Por tanto após sua formação em Capelania, você deve escolher um hospital procurar o seu Capelão oficial onde deseja exercer seu ministério, e pedir-lhe todas informações necessárias de como exercer a capelania neste hospital.

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On YoutubeVisit Us On Facebook