Estudo Bíblicogeral

ANO ACEITAVEL DO SENHOR E O DIA DA VINGANÇA

Estamos vivendo desde a primeira vinda de Jesus o ano da proclamação do Senhor, como foi profetizado em Isaias 61.

E este capitulo de Isaias nos fala algo muito tremendo sobre a nossa atualidade e sobre nosso futuro. Quero lhe convidar a ler comigo.

Jesus leu alguns versos deste texto de Isaias na sinagoga e depois disse que havia se cumprido esta profecia. Sabe exatamente do que Jesus disse que se cumpriu? Será que você reparou que Jesus não leu todo o capitulo mas ele parou no meio de em versículo chave e não continuou a ler e disse então que se cumpriu? Porque ele parou de ler?

Vamos ver em Lucas 4.19

Quando estava em Nazaré, Jesus leu Isaías 61 até o trecho que diz “apregoar o ano aceitável do Senhor” (Is 61:2; Lc 4:19). Então, Ele parou e disse: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabam de ouvir” (Lc 4:21). Portanto, de proposito, Ele evitou ler as seguintes palavras do verso: “o dia da vingança do nosso Deus” (Ler todo Is 61:2).

Embora seu ministério de boas-novas, libertação e consolação estivesse começando a libertar cativos da prisão de Satanás, o dia da vingança ainda não havia chegado.  Lá em  Mateus 24 (Mc 13; Lc 21), Ele profetizou que os juízos divinos viriam no futuro.

Ele parou de ler, porque não podia continuar lendo tudo e dizer que se cumpriu. Porque o que se cumpriu foi até a metade do verso 2. O dia da vingança de nosso Deus não se cumpriu no tempo de Jesus e também não se cumpriu nos dias de hoje, porém está próximo a se cumprir. Os judeus não entenderam isso, porque Eles queriam um Messias do modo deles.

O dia da vingança de Deus está incluído na proclamação dia aceitável do Senhor

O que é o Dia da vingança de nosso Deus? Quando se fala em vingança do que você se lembra? Seu Madruga.

Exemplos de vingança na minha casa (?)

O que é vingança?

  1. ato lesivo, praticado em nome próprio ou alheio, por alguém que foi real ou presumidamente ofendido ou lesado, em represália contra aquele que é ou seria o causador desse dano; desforra, vindita.
  2. qualquer coisa que castiga; castigo, pena, punição.

O dia da vingança é o grande dia da sua segunda vinda e todos os eventos que o precedem. Este dia será dia de alegria e consolação para todos aqueles que o seguiram até o fim. Mas para seus inimigos serão dia de lamento e dor.

Quem são os que o traspassaram? Quem são os inimigos de Deus?

Apocalipse 1.7-8:“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

Que são os que os transpassaram? São todos aqueles que foram culpados pela sua morte, são todos aqueles o rejeitaram.

Quem são os inimigos de Deus? São todos aqueles que se tornam amigos do mundo.

Livro de James 4.4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

O que Deus promete para seus inimigos?

Leia Deuteronômio 32:39-43, Hebreus 10:30-31, 2 Tessalonicenses 1:6-10

A vingança do Senhor será cumprida na sua segunda vinda.

Como conciliar a noção de um Deus amoroso com um Deus que promete vingança? Essas ideias são incompatíveis? A vingança pode ser uma manifestação desse amor?

Como pode um Deus amoro ser vingativo? Como conciliar um Deus de amor com a vingança?

Você teria o desejo de vingança contra uma pessoa que praticasse o mal contra algum desconhecido? E se uma pessoa prejudicasse alguém que você ama? Isso nos ajuda a entender melhor a ligação entre o amor de Deus por nós e as advertências de vingança?

Em Isaías 61, o dia da vingança é o “grande e terrível Dia do Senhor” (leia Jl 2:31; Ml 4:5), a ser cumprido no regresso de Cristo para libertar a Terra da injustiça ao derrotar Seus inimigos e libertar o oprimido remanescente de Seu povo (Ap 19; Dn 2:44, 45). Portanto, embora Cristo tivesse anunciado o início do “ano aceitável do Senhor”, a culminação desse ano está em Sua segunda vinda.

A vingança de Deus é obra de justiça e amor.

Embora Jesus nos tenha mandado oferecer a outra face (Mt 5:39), em outra parte das Escrituras Ele deixou claro que a justiça e o castigo serão aplicados (Mt 8:12). Embora Paulo tenha nos ordenado a não retribuir o “mal por mal” (1Ts 5:15), ele também disse que quando o Senhor Se manifestar no Céu, em chama de fogo, Ele tomará “vingança contra os que não conhecem a Deus e […] não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2Ts 1:8).

Certamente, a diferença é que somente o Senhor, em Sua infinita sabedoria e misericórdia, pode trazer justiça e vingança de maneira completamente justa. A justiça e a vingança humanas vêm com todas as falhas, fragilidades e incoerências da humanidade. É evidente que a justiça de Deus não terá nenhuma dessas limitações.

A justiça de Deus é papo reto, a justiça de Deus é reta, não tem curvas, não tem incoerências, não tem hipocrisias, não tem falhas, por isso que a Vingança pertence a Deus e nós não podemos nos vingar, ao nos vingar estamos usurpando uma função de Deus, e sempre quando nós queremos tomar o lugar de Deus em nossas vidas, nos lascamos.

Você sofreu injustiças? Você foi injustiçado, deixe que Deus lhe honre e deixe que Deus acerte as contas pra você, Ele vai saber o que fazer. Mas isso não significa que é para ficar desejando o mal aos outros do tipo: Deus vai descer sua espada, Deus vai me vingar e ficar fazendo mandiga ou macumba gospel. Não, o desejo de vingança deve dar lugar a misericórdia. E se tal pessoa deverá pagar ou não pelo que fez, isso cabe a Deus. Ele é justo e sabe o que faz, apenas entregue a Ele. Não faça você justiça, deixar Deus fazer por você.

Não aja no lugar de Deus. Existem momentos que nós devemos agir, mas na hora da justiça, isso não nos pertence. Romanos 12.18

Vivemos num mundo injusto, cruel, onde a injustiça, a maldade e crueldade come solto. Você acha que Deus não está vendo? Você acha mesmo que Deus vai deixar tudo por isso mesmo?

Existem coisas que Deus trata individualmente, mas o dia da vingança de nosso Deus será o dia universal, um dia que a justiça de Deus será global e todos verão que é Deus que está fazendo isso, tanto os crentes como os incrédulos. Mas o que devemos fazer até lá?

Amados é nosso dever como igreja ser justos no meio de uma geração injustas. Assim como Noé em seu tempo, que foi o único que encontrou graça, único justo e por isso foi salvo, assim você deve ser o Noé na sua casa, na sua família, na sua faculdade, escola, trabalho etc. Você tem sido Noé onde você passa? Tem feito a diferença ou tem se misturado com o joio?

Devemos proclamar o ano aceitável do Senhor, não somente através da Palavra mas através do nosso testemunho, e quando digo testemunho não estou falando das bençãos, estou falando do comportamento, caráter.

Temos o dever como igreja proclamar o evangelho através de nossas vidas, o mundo em nossa volta deve olhar para nós e querer ter o que nós temos. E o que deve ser isso: família tradicional, casamento hetero, felicidade no casamento, fidelidade no casamento, sexo somente no casamento, santidade, justiça, honestidade num mundo corrupto, valores cristãos num meio de um mundo cheio de ideologias anticristãs e bizarras.

Eu pergunto: Você fará parte daqueles que vão se lamentar pelo dia da vingança do Senhor ou fará parte daqueles que se alegrará com esse dia? A vida que você leva o levará a partir de hoje definirá a sua alegria ou lamento sobre esse dia, por tanto, arrependa-se, não se conforme e não misture a este mundo, mas seja transformado, seja o sal e luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *