Você tem medo de estudar teologia? A letra mata?

Sabia que algumas pessoas têm medo de estudar teologia?

Pois acham que perderão a espiritualidade. Afinal, a Letra mata, mas o Espírito vivifica, afirmam alguns!

QUE LETRA É ESSA QUE MATA?

Entretanto, o que mata aqui, é a interpretação equivocada do texto.  Pois, quem mata é a letra da Lei, não a letra da palavra de Deus, não o estudo da teologia.

Ao ler todo o texto em 2 Coríntios 3 onde o apostolo Paulo fala que a “letra mata” se verifica claramente que o apostolo não está falando da letra das escrituras mas sim da lei.

Quem afirma que a “letra mata” se referindo a teologia ou ao estudo bíblico, está distorcendo a própria Bíblia, ao dizer aquilo que ela não está dizendo.

A própria falta das ferramentas da teologia causa esta interpretação totalmente errada, ao ponto de ser uma heresia, ao dizer que o estudo da palavra de Deus faz mal e não bem.

Quem se aproxima do estudo da teologia, na universidade, no seminário, ou até mesmo em casa, é logo alertado a não se aprofundar muito, e ouvem coisas que eu mesmo já ouvi do tipo:

“Você vai perder a espiritualidade, porque teólogos só sabem a letra”

“Teólogos são orgulhosos que se garantem apenas no seu conhecimento e não deixam o Espírito Santo fluir”

“Você vai ser contaminado por professores teólogos que não tem vida com Deus e vai se esfriar na fé”

“Quem faz teologia se torna soberbo e orgulhoso pelo conhecimento que adquiri”

O Estudo da Palavra nos faz crescer

Confesso que não somente já ouvi, mas até mesmo já falei em minha ignorância coisas semelhantes. Até que um dia levado pela minha sede de aprender mais da Bíblia, fiz faculdade de Teologia e comprovei que todos estes argumentos mencionados acima não passam de pura ignorância.

Por tudo isso, a grande afirmação que se passa com estes pensamentos é que se você quer ser pastor, diácono, obreiro etc, não seja teólogo. Pois pelo que falam parece que a teologia é a amante que faz o pastor perder a sua espiritualidade, traindo e causando divórcio com o Senhor.

Afinal, estes pensamentos apenas querem passar  a errônea  ideia que pastores que não tem teologia são práticos, teólogos são teóricos; pastores sem teologia são espirituais, teólogos são carnais; pastores sem teologia são homens de fé, teólogos são homens racionais; pastores sem teologia são bíblicos, teólogos são sistemáticos; pastores sem teologia oram, teólogos estudam; pastores sem teologia pregam a palavra, teólogos pregam doutrinas. Tudo isso é mentira!

Porque um pastor não pode ser cheio do Espirito Santo e ao mesmo tempo ser um bacharel em teologia?

Isso tudo, vai gerando no coração dos candidatos ou estudantes de Teologia medo da própria Teologia. Pois acreditam que podem perder a sua espiritualidade, enamorando-se com a teologia.

Pensamentos como esses são engendrados em membros de igrejas, diáconos, e até mesmo pastores, causando aversão ao estudo dedicado da teologia.

Como pastor, eu que durante 17 anos de ministério não tinha teologia, e agora com 21 anos de ministerio tenho, posso dizer que estes pensamentos e ideias acima não são em nada verdadeiros.

Não me considero melhor ou mais preparado do que nenhum pastor que não  tem teologia, mas me sinto mais bem preparado do que a mim mesmo quando não tinha teologia, pois o conhecimento da palavra de Deus nos aperfeiçoa.

O fato de haver teólogos que possam ser soberbos, orgulhosos ou não espirituais, não significa que a culpa é da teologia, mas sim de seus próprios corações, pois eu mesmo conheço muitos pastores que nunca fizeram teologia e são um poço de soberba e orgulho.

CONHECIMENTO DE DEUS É BOM

O conhecimento da palavra de Deus não nos distancia dele mas sim nos aproxima, pois na Teologia, ou seja, no estudo de Deus, o estudante tem que fazer uma viagem para dentro do Evangelho, levando na bagagem as ferramentas da Teologia.

E nesta viajem para dentro dos livros de Teologia, leva-se na bagagem também a simplicidade do Evangelho.

Assim, a viagem é simples, e faz com que Teologia e Evangelho se tornem espiritualidade no estudante de teologia, no teólogo e no pastor.

A ESCOLHA DO CURSO

Se você conhece teólogos que são arrogantes, orgulhosos, teóricos e não espirituais, o problema não é a teologia que eles estudaram, mas sim o coração deles que são propensos a soberba e ao orgulho.

Claro que não podemos afirmar que todos seminários de teologia são uma benção, assim como não podemos afirmar que todas as igrejas são de Deus, mas da mesma forma não podemos afirmar que todos seminários de teologia são ruins, assim como não podemos afirmar que todas as igrejas estão desviadas do evangelho.

O que se deve ter atenção é com a visão do seminário ou faculdade de Teologia. Pode ser que se um seminário de teologia que é feito dentro de uma igreja, tenha a visão da referida igreja.

Uma das características presente nos melhores seminários ou faculdade de Teologia são aqueles que possuem professores e alunos de diversas denominações, porque deste modo o seminarista consegue visualizar o ponto de vista de varias igrejas e não apenas a visão de um segmento apenas.

Sendo assim é muito bom que antes de fazer uma faculdade ou seminário de teologia você conheça alguém que possa te dar uma referencia ou indicação sobre o seminário em questão.

Atualmente com o avanço da tecnologia, se facilitou muito o aprendizado em todas as áreas, e na teologia não é diferente, pois existem muitos cursos online de teologia que podem ser feitos no conforto do seu lar, eu mesmo selecionei neste blog aqueles que considero serem os melhores.

Óbvio que um curso a distancia jamais será melhor que um curso presencial, porque o convívio e o relacionamento com outros alunos, principalmente se forem de denominações diferentes é um grande aprendizado que nenhum livro vai te ensinar.

Porém se você não tem condições de fazer um curso presencial, seja um seminário ou uma faculdade de teologia, fazer um curso online é muito melhor do que ficar parado não acha?

Fazer um curso a distancia não significa que você não terá ajuda, pelo contrario, hoje em dia existem muitos cursos a distancia bons que colocam professores a disposição dos alunos.

Eu conheço um excelente curso online de bacharel em teologia com emissão de carteirinha e diploma, CLIQUE AQUI, e conheça.

E se você que já tem bacharelado conheça o Mestrado em Teologia CLIQUE AQUI e o Doutorado em Teologia CLIQUE AQUI, ambos com emissão de carteirinha e certificado.

Estude teologia em casa

Quer conhecer mais a Bíblia? Faça um curso de teologia!

Qualquer duvida ou opinião deixe aí nos comentários que será muito bem vindo.


SUGESTÕES DE LEITURA:


Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On Youtube