O que é Escatologia e qual sua importância?

O que é Escatologia?

A palavra Escatologia é de origem grega, “escato” significa “ultimo”, enquanto “logia” estudo. Então o estudo das “últimas coisas”.

O nosso Deus não executa seus intentos de forma secreta, Ele deseja se revelar aos homens como fez com Abraão, antes de destruir Sodoma e Gomorra. Tanto à criação de todas as coisas, quanto o fim, estão registrados nas Escrituras. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim.

Baseado nisso, na própria Bíblia e na orientação do Espírito Santo, o homem pode chegar ao conhecimento daquilo que está previsto para acontecer. Nesta missão foram os profetas e, em especial o livro do Apocalipse, escrito pelo apóstolo João, que a escatologia usa para apresentar a revelação de Deus a seus filhos sobre fim.

Então assim como Deus deixou registrado em Sua palavra o principio de tudo, Ele também deixou registrado como será o fim de tudo, disso se trata a Escatologia, um estudo sistemático da Bíblia sobre as ultimas coisas, o fim de tudo.

A escatologia, mais que qualquer outro campo da teologia, tem sofrido muito nas mãos dos intérpretes. Mesmo entre aqueles cuja confiança na Palavra inspirada de Deus é inquestionável, existem escolas de interpretação amplamente divergentes.

Por essa razão, alguns teólogos se contentam com a apresentação de alguns poucos acontecimentos da escatologia, como a ressurreição dos mortos, a segunda vinda e o julgamento final, negligenciando vastas partes das Escrituras que tratam de outras questões proféticas e pontos de vistas de interpretação.

PORQUE MUITOS NÃO ENTENDEM O APOCALIPSE?

Muitos cristãos não entendem o livro do Apocalipse e varias profecias escatológicas,    porque existem varias interpretações ou ponto de vista de varias correntes escatológicas o que pode causar um pouco de confusão no entendimento, principalmente porque sua igreja ou EBD, apenas explica somente uma interpretação e ele descobre depois que existem outras. Como compreender isso?

A falta de preparação de diversos líderes nesta área colabora para a falta de compreensão de Escatologia, conheço vários pastores e pregadores que até evitam de pregar ou ensinar sobre temas de escatologia porque simplesmente não entendem.

Geralmente quando um Pregador ou Pastor acredita numa linha de interpretação escatológica ele apenas prega sobre ela, o que é devidamente normal e correto, porém existem alguns que além de ensinar somente a sua linha de interpretação favorita, desqualifica todas as demais e até considera como heresias, o que é um tremendo erro tanto no nível teológico como ético e isso pode gerar confusão na mente de um estudante iniciante da Bíblia.

Mas a verdade é que não há como numa pregação numa igreja por exemplo, pregar sobre as varias linhas de interpretações sobre o Arrebatamento e Tribulação, então o pregador escolhe aquela em que crê que seja a mais coerente de acordo com o seu entendimento bíblico. Então se o cristão quer aprender mais sobre o tema é necessário estudar por conta própria e não depender de pregações.

PORQUE ESTUDAR ESCATOLOGIA?

Se você é um cristão que deseja se aprofundar nas profecias, entender o Apocalipse e os temas de Escatologia, é necessário estudar, pesquisar, examinar e não se limitar as pregações da sua igreja.

Ao estudar Escatologia você terá um maior entendimento da natureza humana e o seu destino divino que foi dado por Deus, pois se trata do estudo das últimas coisas e das realidades transitórias que antecedem o fim dos tempos, e juntamente com estes ensinamentos das escrituras você terá um caminho seguro para que possa chegar no local exato em que o Senhor espera.

As Escolas Bíblicas são ótimas e essencial para o crescimento espiritual de todos os cristãos, sou professor líder de EBD, porém confesso que nem sempre numa EBD se pode abordar vários temas ou interpretações de Escatologia, geralmente o Professor da EBD adota somente uma linha de interpretação que esteja de acordo com a visão da sua igreja, pois para explicar todas as correntes escatológicas o Professor precisaria de muito mais tempo. Por isso estes assuntos geralmente pertencem a um seminário.

Se você amado (a) leitor (a) deseja se aprofundar na palavra de Deus e entender Escatologia, e até se capacitar para pregar ou ensinar na sua igreja ou para seus amigos, é aconselhável participar de um Seminário onde você poderá não apenas estudar mas tirar todas suas dúvidas.

Num Seminário de Teologia por exemplo, se estuda Escatologia, mas não se aprofunda em todos os temas, pois existem varias matérias para serem estudadas, se o seminarista deseja se aprofundar em Escatologia é necessário fazer um seminário especializado no assunto.

Observando esta necessidade criei o Seminário de Escatologia Bereiano, para ajudar os cristãos a entenderem escatologia e capacitar a pregadores, professores e pastores para pregarem e ensinarem sobre o tema. Porém como sei que já existem outros seminários de Escatologia, não criei mais um Seminário e sim o mais completo e revelador. 

Completo porque você poderá estudar em nossa plataforma totalmente online sobre mais de 50 Lições de Escatologia em 12 Apostilas em PDF próprias, 32 vídeo aulas, 12 Bônus e com o meu suporte. É revelador porque neste seminário você entenderá os enigmas do Apocalipse, descobrirá o que os fenômenos Extraterrestres tem haver com a Escatologia e saberá onde exatamente estamos no calendário profético do Apocalipse.

Com uma linguagem simples, você aprenderá os diversos eventos da escatologia e seus vários pontos de vistas e interpretações, não somente aquele que eu creio, mas vários outros.

Sobre Extraterrestres na Escatologia

O tema de OVNIs e alienígenas, foram alvo de minhas pesquisas e estudos durante muitos anos ao ponto de me acumular material o suficiente para escrever e publicar um livro totalmente inédito na área de Escatologia e Heresiologia, que é o livro OVNIs ETs e a Bíbliacujo o entendimento poderá ainda levar um bom tempo para ser aceito no meio acadêmico cristão pelo fato de ser um estudo novo nesta área. 

O Seminário Escatologia Bereiano não gira em torno deste assunto, ele é apenas mais um tema abordado dentro do seminário.

Para saber como funciona o seminário, conhecer todos os módulos, duração e o pequeno investimento neste curso clique aqui.

Caso tenha alguma dúvida, por favor deixe nos comentários que terei o prazer em responder.

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Um comentário em “O que é Escatologia e qual sua importância?

Fechado para comentários.

Visit Us On YoutubeVisit Us On Facebook