Estudo BíblicogeralNoticia

Não os deuses com certeza não eram astronautas

Varias gerações foram influenciadas pelo livro de Daniken “Eram os deuses astronautas, considerado a bíblia da ufologia, onde ele afirma que, por falta de meios esclarecedores, por carência de  conhecimentos mais avançados, pela ausência de ciência e tecnologia, os extraterrestres que apareciam no passado foram facilmente divinizados pelas civilizações antigas. 

“No último fim de semana, finalmente cumpri um dever que vinha postergando há tempos, e assisti a Chariots of the Gods (Carruagens dos Deuses), o documentário alemão de 1970 que apresentou ao mundo a tese, proposta pelo hoteleiro suíço Erich Von Däniken, de que as maravilhas arquitetônicas do passado distante foram construídas por – ou com a ajuda de – alienígenas.

O que vi, na verdade, foi uma versão dublada em inglês, que parece ser um pouco diferente da versão clássica, editada para a televisão americana e exibida em 1973 com narração de Rod Serling, o criador e apresentador da série clássica “Além da Imaginação

Essa edição de Serling foi o que fez de Von Däniken um autor best-seller nos Estados Unidos e, por tabela, no resto do mundo. O filme de Serling, exibido na rede de televisão NBC com o título Em Busca dos Astronautas Antigos, pode ser considerado o bisavô de boa parte da programação atual do History Channel.

Curiosamente, Von Däniken não é citado nessa versão do documentário a que tive acesso – seu nome aparece apenas nos créditos, como autor dos “romances” (essa é a palavra usada) em que o filme se baseia. As únicas “cabeças falantes” da edição a que assisti são senhores apresentados como cientistas russos (na época, soviéticos).

A presença de soviéticos no documentário não chega a ser surpreendente: como descreve o antropólogo Jason Colavito em seu livro Faking History (Falsificando a História), a União Soviética foi pioneira na tática de usar alienígenas para tentar explicar mistérios do passado ou ocorrências supostamente milagrosas: isso era mais palatável para o “comunismo ateu” do que as versões mitológicas ou sobrenaturais oferecidas pela tradição.

Clique aqui para ler um trecho do livro

Único livro na categoria evangélica que revela os mistérios e fenômenos extraterrestres e não adepto a ufologia bíblica

Único livro publicado na categoria evangélica que esclarece de uma vez por todas os fenômenos extraterrestres a luz da Bíblia Sagrada. Descubra se alienígenas, discos voadores, OVNIs são seres reais, demônios ou mitos neste livro que trás grandes revelações com argumentos bíblicos e científicos contundentes. 

Tendo como base as Escrituras Sagradas e noções básicas de ciências como Astronomia, Física, Geologia e Arqueologia, varias perguntas sobre vidas extraterrestres e outros mundos serão respondidas neste livro, que tem a finalidade de alertar a todas as pessoas, o porquê das grandes manifestações e fenômenos extraterrestres, e o que de fato está por trás disso tudo. Afinal estamos sozinhos ou não neste universo imenso? Será que Deus criou alienígenas? Descubra nesta obra que te impactará com grandes revelações.

Mas, e quanto ao filme? Para além de considerações a respeito da evolução da linguagem do documentário cinematográfico nos últimos 45 anos (e quem se interessa pelo assunto terá um prato cheiro em Carruagens dos Deuses), ele põe em evidência  três características salientes que seguem o movimento dos “astronautas antigos”até hoje: racismo, falta de imaginação e apresentação seletiva da evidência.

No filme, o racismo salta aos olhos em vários momentos, mas principalmente quando são apresentadas as torres de Zimbábue, construções pré-históricas localizadas na África. A narração do filme sugere – na verdade, chega bem perto de afirmar – que os negros da selva seriam obviamente incapazes de erguê-las. A mesma postura aparece no documentário todo, e na obra escrita de Von Däniken: a de que povos não-ocidentais seriam incapazes de grandes feitos de engenharia, e portanto precisariam da ajuda de colonizadores, se não da Europa, de outro planeta.

A falta de imaginação aparece de modo especialmente penoso nas comparações entre desenhos antigos e imagens de astronautas, e de narrativas épicas ou mitológicas envolvendo fogo e explosões com o lançamento de foguetes. É como se alienígenas vindos de milhares de anos-luz daqui tivessem de usar trajes e veículos semelhantes aos que estavam disponíveis para o Programa Apollo da Nasa.

A ideia de que alienígenas avançadíssimos, capazes de cruzar a galáxia, ainda dependeriam de equipamentos idênticos aos usados pelos astronautas humanos que foram à Lua no início da década de 1970 – incluindo capacetes esféricos e foguetes – já representa péssima ficção científica. Como especulação arqueológica que se pretende séria, então, é inacreditável.

Já a apresentação seletiva ocorre em inúmeras situações: na maior parte do tempo, a explicação extraterrestre para um determinado relato ou artefato é oferecida sem contraponto ou contestação, e em mais de uma oportunidade a intervenção alienígena é citada para dar conta de um “mistério” que, na verdade, não existe.

Um exemplo são os “OVNIs” vistos numa pintura medieval da crucificação de Jesus, preservada no monastério de Visoki Decani, em Kosovo.  Nessa imagem, a cruz aparece ladeada por duas formas aerodinâmicas que, a narração do filme sugere, são naves espaciais. Mas, na verdade, são apenas representações antropomórficas do Sol e da Lua, muito comuns em cenas da Paixão de Cristo realizadas na época.”

Fonte de onde o Texto foi extraído:

http://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/2015/03/nao-os-deuses-nao-eram-astronautas.html

Sugestão de Leitura (clique):

> Leia um trecho do livro OVNIs ETs e a Bíblia

>Leia o artigo Deus Criou alienígenas?

> Leia o artigo Você é a favor da Ufologia Bíblica?

>Leia o artigo 18 Mentiras da Nova Era desmacaradas

>Leia o artigo Nova Era Velhas Mentiras – A verdade oculta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *