Quais são os erros da Biblia?

Existem erros na Bíblia?

Esta pergunta parece muito simples de se responder não é verdade? Só que não 🙂 .

Quando fazemos este tipo de pergunta aos crentes a resposta imediata sempre soa com um grande NÃO. É exatamente isso que eu ouço geralmente de forma unânime dos meus alunos novos, quando começo a lecionar  Hermenêutica ou Exegese pra eles.

Na verdade eu também pensava assim, é muito fácil responder deste modo.

Mas não é tão simples assim, antes de responder esta pergunta devemos entender que existe uma diferença muito grande entre ESCRITURAS SAGRADAS e BIBLIA SAGRADA.

UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA

Muitas vezes nós usamos como sinônimos, mas existem diferenças.

Escritura Sagrada: é o nome dado a palavra de Deus, mas ela pode se referir mais exatamente as escrituras originais, aquelas escritas em Hebraico e Grego. Estas escrituras sagradas são os escritos da Antiga Aliança ou Antigo Testamento escrito em Hebraico chamado pelo judaísmo de TORÁ e os PROFETAS, e a Nova Aliança ou Novo Testamento escrito em Hebraico, Grego e Aramaico.

Biblia: É o nome dado a um conjunto de livros. Os gregos davam o nome de “biblos” a folha do papiro preparada para a escrita. Um rolo de “biblos” de tamanho pequeno era chamado de “biblion” e vários destes rolos formavam a “Bíblia”. Do grego biblion do qual a palavra bíblia procede. 
Bíblia esta no plural – significando vários livros. 

Literalmente “Bíblia” significa: coleção de livros pequenos (Plural). Sendo assim qualquer conjunto de livros pode ser chamado de Bíblia.

Bíblia Sagrada: Toda a definição exposta no item acima se encaixa aqui com o acréscimo que este nome se refere a um conjunto de livros sagrados.

A palavra bíblia parece ter sido usada pela primeira vez por volta do século IV, por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla. 

A definição canônica para Bíblia é “a revelação de Deus à humanidade”

Veja os vários nomes da Bíblia

  • Escrituras (Mt. 21.42)
  • Sagradas Escrituras (Rm 1.2)
  • Livro do Senhor (Is. 34.16)
  • Oráculos de Deus (Rm. 3.2)
  • Palavra de Deus (Mc 7.13; Heb 4.12)

Você pode observar que na própria Bíblia não existe a palavra Biblia isto porque é um nome novo que foi dado pelos Gregos.

Mas como isso responde a pergunta que é o assunto principal deste estudo?

Responde tudo. Porque a Bíblia Sagrada que temos hoje é um exemplar, uma cópia traduzida das escrituras sagradas.

Então eu posso responder sem medo de errar que existem erros na Bíblia Sagrada sim, erros de tradução que podem passar mais  de 3 mil erros. E também posso dizer que as Escrituras Sagradas não contem erro algum.

Desenrolou ou enrolou ainda mais?  😯 Vamos explicar melhor:

Isso porque as Escrituras Sagradas foram escritas por mais de 40 autores, que viveram em épocas diferentes, com culturas diferentes, classes diferentes, mas todos foram inspirados pelo Espirito de Deus, como diz o apostolo Paulo, “toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver” (2 Timoteo 3.16).

Não existem contradições nas Escrituras sagradas mas sim má interpretação daqueles que a acusam disto.

Agora a Bíblia Sagrada, este livro tão precioso que temos, pode sim e tem erros de traduções, mas nenhum desses erros comprometem as doutrinas sagradas ou distorcem algum ensino, desde que sejam observadas as regras básicas de interpretação da bíblia que tecnicamente chamamos de hermenêutica.

OS ROLOS DO MAR MORTO

Ô cabrinhas abençoadas!

Uma prova disso foram as descobertas dos rolos do mar morto, em 1947. Os manuscritos foram casualmente descobertos por um grupo de pastores de cabras (Beduinos), que em busca de uma de suas cabrinhas perdidas  localizou, em 1947, a primeira das dezenas de cavernas com jarros cerâmicos contendo os rolos de papíro.

Ao examinar os manuscritos se comprovaram duas coisas importantes: Primeiro, que tinham idades diversas cada qual de acordo com sua época em que Bíblia nos dá uma ideia em que foram escritos.

Segundo, que não são muito diferentes da Bíblia que temos hoje, ALELUIA!

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto confirma aquilo que as pessoas que crêem na Bíblia sempre souberam, ou seja, que a Bíblia, tal qual a temos na atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade.

Apesar dos ataques contra a Bíblia, a Palavra de Deus permanece para sempre: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (2 Samuel 22.31).

UMA LEVE NOÇÃO DE DIFERENÇA DE IDIOMAS

Mas voltando ao assunto dos erros de tradução, entenda que o trabalho de tradução de um idioma para outro é algo realmente difícil de se fazer, principalmente quando há palavras que existem em um determinado idioma mas não existe no outro, e então se busca uma palavra parecida para expressar a mesma coisa.

Por exemplo, a palavra “Saudade” somente existe no idioma português, para traduzir para o espanhol veja como ficaria as seguintes frases:

Tenho saudade dos meus amigos   (português)

Estraño mis amigos   (espanhol)

Tenho saudade de você   (português)

Te estraño (espanhol)

A mesma palavra “Estraño” pode ser usada no espanhol para algo estranho ou para dar uma ideia de falta ou saudade. Assim como no português a palavra “Obrigado” pode ser usada para um agradecimento como para uma afirmação de algo imposto ou ordenado, algo que foi “Obrigado” a ser feito por exemplo.

Então é natural que na tradução das escrituras sagradas originais de idiomas antigos como o Hebraico e Grego para o português houvessem erros. Tanto houve que varias edições da Biblia foram feitas depois que se descobriram e corrigiram estes erros.

Por exemplo: Biblia edição Almeida Revista e Corrigida, Biblia edição Revista e Atualizada e assim por diante.

Estes são apenas 2 exemplos dentro de varias edições e traduções.

Por isso que podemos afirmar que a Biblia Sagrada tem erros mas as Escrituras Sagradas não, entendeu?  😉 

DEUS É FIEL

Mas mesmo com erros de traduções a Biblia Sagrada continua sendo a Palavra de Deus e o livro mais confiável e incrível que a humanidade já conheceu.

Sempre houve pessoas que questionaram a confiabilidade da Biblia Sagrada, e sempre haverá. Uma vez que o texto foi copiado e re-copiado ao longo dos séculos, os críticos alegam que é impossível saber-se com certeza o que os escritores bíblicos escreveram ou queriam dizer originalmente.

Os rolos do Mar Morto invalidam tal hipótese ou suposição no que se refere ao Antigo Testamento. Foram achadas entre 223 e 233 cópias das Escrituras Hebraicas, as quais foram comparadas com o texto atual e se comprovou sua veracidade.

Glória a Deus porque o Senhor zela pela Sua Palavra falada e escrita.

Se você tem alguma pergunta ou comentário por favor deixe abaixo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!


SUGESTÃO DE LEITURA:

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On YoutubeVisit Us On Facebook