4 Requisitos Essenciais Para Um Bom Pregador

Pregar o evangelho significa trazer Boas Novas da Salvação. Apresentar ao publico o plano de Deus que se concretizou em Jesus Cristo, que nos trouxe os ensinamentos fundamentais a respeito do reino de Deus.

Para isso, é preciso que o mensageiro tenha uma identificação completa com Cristo e conhecê-lo de forma especial com intimidade. Além disso, o pregador precisa ter a certeza de seu chamado especifico para o ministério da palavra.

Quando Deus nos chama para o ministério, é Ele que também nos capacita, mas isso não é motivo para descuidar do preparo e ficar esperando que tudo seja por revelação sobrenatural.

O Senhor nos deu uma mente superior a todos os outros seres vivos, por isso que dentre todas as suas criaturas, unicamente ao ser humano Ele disse que é Sua imagem e semelhança.

Uma das grandes bênçãos que Deus nos deu, que nos difere de outras criaturas é justamente uma mente com a capacidade de aprender constantemente e se desenvolver com o passar do tempo.

Por tanto vamos aos requisitos essenciais para um bom pregador:

REQUISITOS ESSENCIAIS

requisitos-para-um-bom-pregador

1- BOA COMUNICAÇÃO

Conhecer bem a Palavra de Deus é essencial, no entanto não basta apenas ter grande conhecimento da Palavra de Deus, mas é preciso saber comunica-la a outros, transmiti-la, ensiná-la.

Para isso precisamos ter certeza de raciocínio, boa dicção, fluência no falar, sensibilidade e muitos outros dons naturais.

Ainda que o pregador tenha alguma deficiência neste sentido, não significa que ele não possa se auto corrigir. Se o pregador sabe que tem certas dificuldades na comunicação, mas não se esmera em melhorar, isso mostrará que o mesmo não valoriza seus ouvintes.

2- SER ANTENADO

O pregador ou pregadora de hoje precisa estar antenado com o que acontece ao seu redor, com a sociedade e com a igreja. Precisa ter gosto pela leitura, pesquisa e pelos estudos a fim de usar melhor os dons que Deus deu e aprofundar seu conhecimento geral.

O simples fato de você amado(a) leitor(a) estar lendo este artigo, já é um sinal de que você procura sempre estar antenado, e isso é excelente.

É muito feio quando o pregador em seu discurso fala o português errado, ou comete erros grotescos quanto à geografia, política, e outros assuntos.

Para tratar de certos temas é preciso ter um mínimo de conhecimento, ou se não tem é melhor não inseri-lo na pregação.

Outro dia estava ouvindo uma pregação em que erroneamente a pregadora estava falando que no Salmo 42, a corça era uma ave, baseando sua pregação toda sobre o exemplo deste animal.

A corça na verdade é a fêmea do veado, um cervo, um mamífero, que tem comportamento completamente diferente de uma ave como foi descrito na pregação, gafes como estas podem fazer o ouvinte duvidar do preparo do pregador e descredibilizar todo seu conteúdo. 

Estudo, pesquisa, cultura geral, domínio e conhecimento sobre o tema proposto, vão enriquecer o sermão e melhorar o entendimento dos ouvintes.

O mundo contemporâneo, cada vez mais adota explicações cientificas sobre a realidade que o cerca. Por isso que estudar e pesquisar a respeito do se vai pregar, pode nos livrar de muitas gafes.

3- PREPARO ESPIRITUAL

Além disso, o pregador(a) deve estar espiritualmente preparado. Uma vida de testemunho prático, de estudo criterioso e sistemático das Escrituras e de oração, tendo intimidade com Deus.

Paulo, quando escreveu a Timóteo disse: “Procura apresentar-te a Deus aprovado. como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tim. 3.15). Agostinho no quarto século também acentuou essa preparação e o bom testemunho antes da pregação do evangelho.

A prática da palavra não deve ser esquecida. Faz se necessário a leitura de outros livros, de ouvir sermãos e ensinamentos. A grande verdade é que a falta de preparo do pregador(a) irá atrapalhar a transmissão da mensagem.

4- LINGUAGEM LOCAL E ATUAL

Usar os métodos e a linguagem local e atual não significa que o pregador estará sendo menos espiritual, pois o texto bíblico e o Espírito Santo sempre guiarão a mensagem.

Quando se vai pregar numa outra cidade, estado ou região, é importante levar em consideração que cada lugar tem seus termos próprios na comunicação, então usar métodos regionais na linguagem pode ser crucial para que os ouvintes entendam melhor o que se está pregando.

E isso ainda é muito mais intenso quando se vai pregar fora do país, onde a diferença é enorme tanto no idioma como na cultura.

Por varias vezes que preguei na Argentina (onde vivi por 4 anos pregando o evangelho) tentando traduzir certos termos ou comportamentos brasileiros, os ouvintes ficavam sem entender o que eu queria de fato transmitir.

Mas quando passei a usar os mesmos métodos e expressões do lugar, todas as mensagens eram bem recebidas e facilmente entendidas pelo povo daquele lugar.

Por tanto, para a transmissão clara do sermão é de suprema importância se respeitar e até usar métodos de linguagem local.

CONCLUSÃO

Você amado(a) leitor(a) não pode esquecer de que o sermão não é um fim em si mesmo, mas é um instrumento de Deus para a transmissão de sua mensagem.

Por isso o pregador(a) não se preocupará apenas com a cultura, ou com as técnicas na transmissão do discurso, mas também no efeito que ele tem no coração daqueles que ouvem, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rom. 10.17).

Que Deus abençoe sempre a sua pregação!

Fonte de pesquisa consultada: Apostila de Homilética da FATENE-RJ

SUGESTÕES <clique> :

> Confira o Kit Curso Pregador completo

> Leia o Artigo É Bom Pregar Com ou Sem Esboço?

> Leia o Artigo 7 Segredos dos Grandes Pregadores

> Leia o Artigo 7 Dicas Eficazes para Melhorar Sua pregação

> Leia o artigo Qual a Importância dos idiomas Originais da Biblia (para sua pregação)

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On YoutubeVisit Us On Facebook