Quem são os Bereianos?

Seja um Bereiano

“Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim” (Atos 17.11)

Quem são os bereianos? Os bereianos ou bereanos eram os habitantes da macedônia, mas precisamente da cidade de Beréia que foram visitados pelo apostolo Paulo por volta de 52 DC. Receberam destaque na Biblia pelo fato de receberem a palavra de Deus com muita sede e por examinarem as Escrituras diariamente para ver se aquilo que os apóstolos pregavam eram realmente de acordo com a palavra de Deus.

Os Bereianos receberam a palavra com toda avidez que significa: zelo, entusiasmo, inclinação, intensidade e disposição.

Estes eram pessoas consideradas nobres, pelo fato do status que tinham na sociedade ou por serem letrados. E o que chamou a atenção do escritor de Atos, Lucas, o médico amado, acompanhante de Paulo em suas viagens missionárias, foi a atitude dos bereianos de receberem a palavra de Deus com entusiasmo e ao mesmo tempo comparar com as Escrituras Sagradas.

BEREIANOS EXAMINAVAM

Eles examinavam continuamente as Escrituras Sagradas, que na época era a Torá, o livro dos Profetas e os Salmos que para nós cristãos é o Antigo Testamento, para confirmar se aquilo que o apostolo Paulo e demais discípulos estavam realmente pregando, era realmente a palavra de Deus ou mais uma doutrina de homens.

E o que nos chama atenção neste registro que Lucas fez, é que estas atitudes dos bereianos não foram condenadas pelos apóstolos ou pela igreja, pelo contrário, foi recebida como exemplo ao ponto de merecerem destaque no registro dos Atos dos apóstolos.

Os apóstolos pregavam o evangelho de Jesus Cristo, mas utilizavam a Torá, o livro dos Profetas e os Salmos, para provar que Jesus era o messias, o filho de Deus enviado para salvar a humanidade, e não se sentiam desconfortáveis nem um pouco ao se deparar com pessoas que comparavam seus ensinos com as Escrituras, pelo contrário, isso era motivo de alegria e satisfação.

Deveriam se sentir com medo ou desconfortáveis se o que eles ensinavam contrariasse a Torá, o livro dos Profetas e os Salmos, o que não era o caso.

O fato de haver pessoas letradas que conheciam as Escrituras Sagradas e a examinassem para verificarem se o que os apóstolos pregavam era verdadeiro ou não, era algo positivo, pois apenas serviam de testemunho para confirmar que a doutrina que os apóstolos pregavam era de Deus e não de homens.

Os Bereianos buscaram encontrar nas Escrituras Sagradas a confirmação daquelas novas que em tudo lhes pareciam boas, eles valorizavam a verdade da palavra de Deus e colocavam acima de quaisquer outras fontes pretensas de autoridade.

apostolo-paulo

Porque não havia Cartas para os Bereianos?

Isso justifica o fato de Paulo não ter escrito nenhuma carta aos Bereianos – não era necessário, pois eram crentes que examinavam as Escrituras, ao passo que seus vizinhos da Tessalônica receberam duas cartas.

A Bíblia ratifica e nos admoesta sobre tal comportamento como em 1 Tessalonicenses 5: 21 onde está escrito “Examinai tudo. Retende o bem.”; e em João 5:39, “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” e como resposta aos saduceus, dentro deste mesmo contexto Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”

É importante que a convicção de fé se forme fundamentada no que a Bíblia ensina, e não fique na dependência apenas de ensinamentos oriundos da religião, de denominações ou de pregadores.

Não estou dizendo com isso que devemos descartar os ensinamentos de pastores ou igrejas, não, mas estou afirmando que a fé cristã tem que estar baseada na Palavra de Deus, de modo que se o que é ensinado não resiste ao exame das Escrituras então tal doutrina não passa de ensinamentos de homens.

Todos os ensinamentos e materiais para o crescimento espiritual como estudos bíblicos são válidos, tais como enciclopédias, comentários, pregações e obras expositivas. Entretanto, devem ser utilizados apenas após ser aplicado o princípio de investigação original, a Palavra de Deus.

 

 💡 2 vídeos novos por semana 

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE CLIQUE AQUI

 

FALTA BEREIANOS HOJE

A falta desta prática nos dias de hoje, tem permitido que muitos líderes religiosos difundam suas doutrinas heréticas com toda liberdade, ao ponto de seus seguidores confiarem mais no que diz tais lideres do que na própria Biblia Sagrada.

Por isso vemos nos dias de hoje tantos crentes ouvirem e aceitarem pregações e ensinamentos contrários a Palavra de Deus, porque simplesmente não examinam as Escrituras como os bereianos faziam, muitos crentes de hoje obedecem cegamente seus lideres sem pestanejar.

Muitos pensam assim:

“Esse líder é homem de Deus ungido, então tudo o que ele fala deve ser de Deus”

“Se esse líder estiver errado Ele que vai prestar contas com Deus, não eu, pois estou apenas obedecendo”

Pura ilusão, primeiro que, não é porque um homem é ungido de Deus que ele está imune a falhas ou erros de interpretação da bíblia, segundo, se o lider está errado ele vai prestar contas com Deus sim, mas aqueles que o seguem terão o mesmo destino, porque Deus nos deu Sua palavra, por tanto não há desculpas, pois o fato de não examinar as Escrituras já em si um pecado de negligencia.

“Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mateus 22.29

Por isso vemos muitos lideres ensinarem a favor do aborto, incentivarem o consumo de bebidas alcoolicas, teologia da prosperidade, o famoso “toma lá dá cá”, idolatria a simbolos cristãos e etc, porque não há bereianos hoje que examinem e contestem seus lideres para que voltem ao evangelho genuíno.

Não sou a favor da alta critica em que infelizmente alguns seguem, que é criticar por criticar, ficar procurando sempre alguma falha, ou alguma coisa pra ficar criticando sem sentido, pois de fato não existe igreja sem falhas.

Porém uma coisa é a falha humana outra coisa é inventar heresias e dizer ou mandar fazer aquilo que a Biblia Sagrada não diz ou não manda fazer.

SEJA UM BEREIANO

Sou à favor que se questione, que se pesquise, que se indague na bíblia, como os bereianos fizeram depois de ouvir a pregação do apostolo. Paulo pregava, e depois, cada um ia conferir nas escrituras, se o que Paulo dizia era verdade ou filosofia humanista.

Porque hoje essa atitude é vista por lideres cristãos como afronta? Por que será que a igreja deixou de ser bereiana e abraça tudo sem parar, nem que seja por dois minutos, para pensar? Por que nos tornamos presas de lobos devoradores que tentam nos induzir ao erro e ao engano?

A palavra de Deus é que tem que ratificar os ensinamentos da igreja e não ao contrário. Não serão os sinais que determinarão se uma coisa é verdadeira ou falsa. Até porque, também o diabo, sabe realizar sinais e prodígios e se possível fosse enganaria até os escolhidos.

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24

Por tanto irmão (ã) seja bereiano em sua vida cristã. Não acredite de imediato em tudo o que se é pregado ou ensinado nos púlpitos, leia e compare em sua Bíblia se o que está escrito é assim mesmo como está sendo ensinado, pois o que está na Bíblia sim é verdadeiro e digno de toda aceitação.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo!  🙂 Compartilhe !


Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução, Almeida, João Ferreira de. Edição corrigida e revisada fiel ao texto original. (1995). 
BÍBLIA DE ESTUDOS DE GENEBRA. (2009). São Paulo: Editora Cultura Cristã; Sociedade Bíblica do Brasil.


SUGESTÃO DE LEITURA:

 


Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On Youtube