Implante de silicone a luz da biblia

Ao fazer um estudo sobre tatuagens, me foram feitas algumas perguntas como essas abaixo, por isso resolvi responder algumas duvidas dos irmãos através deste estudo.

Quem é pastor já ouviu muitas vezes perguntas do tipo:

  • Mulher crente pode colocar silicone nos seios?
  • Eu não me sinto bem em relação ao meu corpo, seria condenável para uma correção, se  me submetesse a uma cirurgia plástica ou fosse usado o silicone?

Responder com um simples sim ou um não sem uma explicação adequada pode gerar muita polêmica.

É preciso avaliar todos os impasses com os quais nos deparamos em termos de certo ou errado, à luz dos princípios bíblicos.

Aqui temos envolvido o chamado princípio da discrição cristã. O que é isso? Esse princípio é fundamentado em textos como 1 Pedro 3:3, “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos”.

Aqui não se está falando que não se pode usar adornos, mas que a beleza a ser valorizada não é a externa. O que está envolvido aqui? O tipo de qualidade que queremos que seja a mais marcante. O que você gostaria que o seu colega de trabalho notasse de forma mais acentuada em você, a sua simpatia, o seu caráter, ou o seu corpo, a sua roupa, o que você tem?

A discrição cristã está em que o nosso caráter deve brilhar mais que o nosso exterior.

Não quer dizer que devemos relaxar com o nosso visual, afinal de contas, quem vai perceber o bonito caráter de alguém, se esse alguém se veste com desleixo e cheira mal? Se alguém usa roupas há décadas fora de uso? Assim não dá…

Aqui temos outro ponto:

O cristão não é apenas alguém modesto no vestir e no cuidado com seu próprio corpo, mas é alguém feliz, com uma forte auto-estima, sentindo-se bem consigo mesmo porque considera que Cristo fez o máximo sacrifício por ele, independente de como é seu corpo! Se Cristo me ama como sou, não há porque eu também não me amar!

Ora, se um problema qualquer faz com que os cabelos de uma boa cristã comecem a cair, está errado ela buscar um tratamento para reverter isso? Se um problema qualquer estraga a pele de um bom cristão, está errado ele buscar o tratamento para mudar isso? Não, claro que não!

Jesus não disse aos aleijados, aos com mãos ressequidas, aos cegos e leprosos que eles deveriam desenvolver uma boa auto-estima apenas por Ele os amar, Ele os curou. Ele conhece nossas dores e sabe que nossa felicidade é constituída de diversos fatores, entre eles, a auto-aceitação.

Silicone: vaidade ou necessidade?

Com base nisso tudo, queridos, vamos à pergunta: a implantação de uma prótese de silicone é pecado?

A resposta tem que ser: pode ser que sim, pode ser que não.  

Todavia não serei eu que determinarei o que é pecado ou não.

Se você estiver buscando não chamar a atenção de todos, mas a simples reparação de uma característica física que lhe entristece, se você estiver buscando ajustar algo que interfere na sua auto-estima ou para agradar seu marido, ora, seria isso pecado? Creio que não.

Não se trata do tipo nocivo de vaidade, mas da “porção saudável” dela, ou seja, aquela que faz você cuidar bem de si mesma, o cuidado consigo mesmo.

Mas por outro lado gostaria de citar mais explicitamente a situação que creio ser a mais comum, ou seja, a mulher tem seios normais, mas para ficar mais atraente, coloca enormes próteses de silicone nos seios e sai por ai com decotes ousados ou roupa apertada com a finalidade de chamar a atenção ou despertar desejo nos homens (o caso do decote ousado aplica-se também a todas as irmãs).

Que tipo de mulher quer atrair pretendentes pelos dotes físicos? (Leia 1 Tessalonicenses 4.3-7).

Qual são os valores deste tipo de mulher? Ela se julga uma pessoa ou um pedaço de carne ambulante?

A segunda pergunta querido(a) leitor é: Que tipo de rapaz este tipo de mulher atrairá ao agir assim? É certo que atrairá muitos, mas que tipo de homem olha mais para o corpo de uma mulher do que para o seu caráter?

Respondo: São os homens que pensam que a mulher é apenas um objeto para satisfazer seus desejos. É com este tipo de homem que você mulher de Deus, gostaria de se casar? O que acontecerá quando o seu corpo sofrer as conseqüências normais do tempo?

A mulher furar a orelha para por brinco, cortar o cabelo, depilação, pintar unhas, até mesmo cirurgias de estética como estas de implantação de silicone, lipo e redução de estômago, não é pecado? Partindo do principio de que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, tudo o que fazemos no nosso corpo que é prejudicial à saúde é pecado.

Porém se o propósito de uma cirurgia por exemplo for para o bem da saúde e bem-estar da pessoa ou melhorar sua auto estima, com certeza ela está cuidando do corpo, cuidando do templo do Espírito, isso é para a gloria de Deus (1 Coríntios 10.31,32), assim podemos aplicar a questão do implante de silicone, mas se o propósito é pura vaidade, sem haver uma necessidade real, então pode ser um pecado.

Isso sem contar os tantos exemplos de mulheres que sofreram amargamente com os males causados por cirurgias mal sucedidas, apesar que toda cirurgia seja um risco, a cirurgia desejada apenas por vaidade pode ser evitada. 

Antes que perguntem, sobre brincos e outros enfeites na mulher, a bíblia em Cânticos de Salomão menciona sem escândalo o uso destes adornos pela mulher.

Por tanto creio que o MOTIVO que leva uma pessoa a fazer um implante de silicone, ou qualquer tipo de cirurgia é mais importante que a cirurgia ou silicone em si.

Como a bíblia diz “o homem vê o exterior, porem Deus vê o coração”.

Se você amado(a) leitor(a) está em duvida acerca de uma cirurgia a ser feita por causa de sua auto-estima, não deixe de conversar antes com seu conjuge, seus pais ou seus lideres espirituais antes de tomar qualquer decisão.

Fontes consultadas:

http://padom.com.br/com-relacao-a-biblia-e-pecado-colocar-protese-de-silicone-nos-seios/

http://bibliaeaciencia.blogspot.com.br/2012/09/a-implantacao-de-uma-protese-de.html

SUGESTÃO DE LEITURA:

> Artigo: Tatuagem Gospel

> Ebook INDOMÁVEL, baixe grátis clique aqui , Apesar de ter nascido sem braços nem pernas, Nick Vujicic não deixou de desfrutar de grandes aventuras, desenvolver uma carreira compensadora e viver significativos relacionamentos amorosos.

 

 

Pastor Flávio Gabriel

Tem 46 anos, casado, com ministério pastoral há 25 anos, Bacharel em Teologia, Pastor na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor da EBD e de Teologia, fundador e Professor do Seminário de Escatologia Bereiano e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIS ETS E A BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher?

Visit Us On YoutubeVisit Us On Facebook