Estudo Bíblico

Como você pode ajudar seu pastor?

Como ajudar seu pastor

Baseado nos e-mails, mensagens e telefonemas que costumo receber, acredite: o seu pastor precisa de encorajamento. Ele precisa saber que o que ele faz semanalmente significa alguma coisa para Deus e para aqueles por quem ele trabalha. Aqui vão cinco sugestões para fazer isso:

1) Mostre apreciação pelo trabalho duro que ele realiza

Talvez as palavras que mais machucam um pastor e sua esposa não são “sermão ruim”, “essa foi uma decisão idiota” ou “eu não gosto da forma como você faz isso”.

Em vez disso, o que mais machuca são palavras que implicam o seguinte: “você é preguiçoso”.  

Por causa disso, o que realmente encoraja um pastor e sua esposa é ouvir palavras de agradecimento pelo trabalho duro de pregar e pastorear as almas sob sua responsabilidade.

2) Faça comentários específicos sobre o sermão

Não estou falando sobre dar tapinhas em suas costas e dizer “bom sermão”. 

Em vez disso, seja específico: “essa explicação me ajudou muito” ou “essa aplicação foi em cima das minhas dificuldades”. Não subestime o quão impactante um comentário específico e pensado pode ser para o seu pastor, especialmente na segunda-feira.

3) Reconheça o sacrifício de sua família

Além de encorajar sua esposa e suas crianças, vai ser muito significativo para o pastor. 

O fato de ele saber que você está pensando em sua família, às vezes, vale mais do que ele saber que você pensa nele. 

 Um dos encorajamentos mais importantes para mim foi minha esposa e meus filhos serem agradecidos pelo sacrifício em me permitirem fazer o que faço. Meus filhos, especialmente, sempre se lembram dessas coisas.

4) Revele o quanto o seu ministério tem crescido sob o ministério dele

Isso é algo que um pastor gosta de ouvir e deseja que esteja acontecendo com todos em sua congregação. Pare de deixá-lo no suspense e fale para ele. O Senhor pode usar essas palavras para ajudá-lo a perceber o que ele precisa mudar ou ajustar a forma que ele prega e cuida das pessoas.

5) Diga a ele como você ora por ele

O seu pastor, mais do que todas as pessoas, sabe o significado da oração. As coisas mais relevantes que eu já ouvi não foram “eu orei por você”, mas “orei para que o sermão fosse pregado poderosamente e avidamente recebido” ou “orei para que Deus proteja você e sua família do inimigo durante essa semana importante”. 

Escreva hoje um e-mail ou uma mensagem para o seu pastor e diga que você tem orado por ele ou fale sobre o quê você estará orando por ele durante a semana, claro se você estiver realmente orando.

Se não for dessas formas, ache uma maneira de encorajar o seu pastor nessa semana. Nunca subestime o quão importante e bem-vindo isso pode ser, quando Deus o dirige a fazer isso… especialmente na Segunda!

Autor Brian Croft
Traduzido por Victor Bimbato

 Fonte: http://agmuzel.blogspot.com/2015/06/como-encorajar-o-meu-pastor.html?spref=fb

 MINHA CONCLUSÃO

Isso significa que não existe super pastor, super ungido, todo pastor é também uma ovelha de Cristo, que enfrenta todas as dificuldades de uma pessoa normal e mais ainda, pois carrega sobre si uma grande responsabilidade.

Pastor tambem tem esposa, filhos, familia, casa, trabalho, e como todo ser humano passa por dificuldades.

Muitos só querem receber e cobrar ajuda, oração, apoio, atenção, afeto do seu pastor, mas não retribuem, fazendo com que o trabalho do pastor se torne cada vez mais pesado, isolado e ingrato.

Sabemos que o galardão está nos céus, mas como pastor a mais de duas décadas, tendo já conhecido milhares e milhares de pessoas, posso dizer que as que marcam a nossa vida são aquelas que se relacionam conosco não apenas para pedir ajuda mas também para oferecer ajuda, nem que seja um “copo d’água fria’.

Muitos não tem ideia de como um pastor fica feliz quando alguém lhe diz que está orando por sua vida e família.

Pense nisso e ajude ao seu pastor, ele precisa de sua oração e de seu apoio.

VEJA TAMBÉM:

  1. >>Os melhores cursos online para cristãos selecionados para você se aprofundar mais no conhecimento de Deus, e estar mais preparado para servir  a Deus e a seus irmãos >> CLIQUE AQUI.

  2. >> Conheça os 8 Motivos para Mudar de Vida, baixe gratuitamente este ebook, CLIQUE AQUI.

Pastor Flávio Gabriel

Tem 50 anos, casado há 31 anos, pai de Israel Gabriel, com ministério pastoral há 29 anos, Bacharel em Teologia, Pastor auxiliar na Igreja Evangélica Vida com Vida em Nilópolis, RJ, Brasil, é Professor e Coordenador da EBD, Professor de Escatologia, criador do Seminário de Escatologia Bereiano, desenvolvedor de Apps e autor dos Livros: Igrejas Evangélicas que se Tornam Seitas Perigosas, OVNIs ETs e a BÍBLIA e Como Não Amar Esta Mulher? Tem como sua maior conquista sua familia.